31 de maio de 2012

Extensionistas da Empaer participam do Projeto "Amigos da Escola" em Cáceres - Mato Grosso

 



Extensionistas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram do projeto Amigos da Escola, no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), com o Projeto Educar e Cozinhar, mostrando o aproveitamento da mandioca com enfoque no valor nutricional e a diversidade de receitas. O evento aconteceu no último sábado (26.05), na Escola Estadual Esperidião Marques, sob direção da professora Rosinéia Faria e Souza, contou com a participação de 100 pessoas, entre pais, comunidade escolar e professores.

A cultura da mandioca é produzida em todos os municípios do Estado e está presente nas pequenas propriedades rurais como fonte alimentar da família e para criação de animais. A extensionista social da Empaer, Natanagilda Castrillon, fala que os participantes “puseram a mão na massa”, e conheceram receitas e preparos de doces, salgados, vitaminas com a raiz da mandioca, elaborando pratos como madioqueijo, bolo, brigadeiro, pudim, escondidinho e outros.

Para os extensionistas da Empaer, o cultivo da mandioca representa importante atividade socioeconômica gerando emprego e renda, tanto nas áreas rurais com o processo de produção e industrialização, como nas áreas urbanas através da comercialização. Conforme Natanagilda, já realizaram em escolas do município, cursos e palestras sobre o aproveitamento da manga. “Realizamos várias atividades com o Projeto Amigos da Escola”, declara Castrillon.

Participaram como orientadores os extensionistas Clarice Maria Aparecida da Silva (Lambari D’Oeste), Elicinéia Aparecida Fortes (Supervisora Regional de Cáceres), José Antonio Gonçales, Maria da Conceição Saminez Silva (Mirassol D’Oeste) e Natanagilda. Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública, estimulando a participação dos profissionais da educação, da família, dos próprios alunos e de toda a comunidade por uma educação melhor para as nossas crianças e jovens.


Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário