Representantes de produtores agropecuários do Estado de Mato Grosso se uniram para exigir que o governo construa eclusas em todas as hidrelétricas que serão erguidas nos rios Tapajós (PA) e Teles Pires (MT).
O assunto foi debatido dia 30 de abril, durante o Movimento Pró-Logística.
Em uma primeira fase, o Movimento Pró-Logística quer a construção de quatro eclusas nas hidrelétricas de São Luiz do Tapajós, Jatobá e em Chacorão, que ainda serão construídas.
As quatro obras ficariam prontas em 2018 e custariam R$ 2 bilhões, dinheiro já prometido pelo Ministério dos Transportes.
O diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, disse que os produtores precisam das obras e que a economia gerada pelo frete mais barato vai compensar os investimentos.
A união dos produtores vai agir em três frentes. A primeira é tentar incluir as eclusas nas duas usinas em construção no Teles Pires, que estão em construção e não incluíram as eclusas no projeto.
Em seguida haverá uma mobilização no Congresso para tentar aprovar o projeto de lei 3009/97, do deputado Homero Pereira (PSD-MT), que obriga a construção simultânea de hidrelétrica e eclusa em rios navegáveis. Por fim, o movimento quer que todas as obras que ainda não publicaram suas licitações incluam as eclusas nos editais. (Valor Econômico – 03.05.2012)
ENVIADO POR
José do Carmo Ferraz Filho
Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia
Superintendente de Energia
(65) 3613-0073 / 9981-3756
e-mail: ferraz@sicme.mt.gov.br
"Conselho Estadual de Recursos Hidricos" <cehidro@sema.mt.gov.br
Sibelle Christine Glaser Jakobi
Secretária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Tel: (65) 3613-7257 / (65) 8114-8258www.sema.mt.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário