9 de maio de 2012

Projeto TRAF no Assentamento - Pari - Campo Alegre de Cima - no Município de Nossa Senhora do Livramento - MT




No dia 08 de maio A Associsção de pequenos Agricultores Rurais de Pari - Campo Alegre de Cima esteve reunindo no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - SEDRAF, para discutir e dar visibilidade ao Projeto TRAF, com Produção Associada ao Turismoque está sendo desenvolvido naquela comunidade.

Na referida reunião estavam presentes: O Secretário Adjunto da SEDRAF - MT, Sr, Luiz Carlos Alécio  o Sr Afonso Dalberto Presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Aristides Soares / Zita Silva Albuês técnicos de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Bianca Engenheira Civil da Associação dos Municípios, Sr. Eliton - Presidente da Associação de Agricultores, dona Laurinda Secretária da Associação de Agricultores e Oriane D´arc, e Manuela Maria Araújo Luzardo técnicos da SEDRAF.


A SEDTUR foi por mim (Geraldo Lúcio) representada e inciando a reunião fiz um relato histórico das ações realizadas desde então na referida comunidade, como segue abaixo em detalhes:


 
HISTÓRICO RESUMIDO DO PROJETO

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo - SEDTUR - MT, está desenvolvendo ações que irão culminar com um Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar, com foco na Produção Associada ao Turismo, na Comunidade do Pari e Campo Alegre de Cima, localizada no 50 km, da BR 070, no sentido Cuiabá / Cáceres, ao lado direito da rodovia, andando mais 2,5 km, no município de Nossa Senhora do Livramento.

As ações tiveram início no dia 20 de julho de 2011, e já ocorreram várias reuniões técnicas , oficinas de conscientização e motivação, visitas técnicas aos moradores da referida comunidade.

As ações estão sendo realizadas com a representação da Associação dos Pequenos Agricultores Pari e Campo Alegre de Cima – CNPJ 37.465.820/0001 – 69, com a interlocução dos dirigentes: Presidente Eliton Alves da Silva, Secretária Laurita Alves de Almeida.

No primeiro momento por ocasião da primeira reunião, foi sugerido os próprios Agricultores preenchessem um formulário de Inventário e Diagnóstico Rápido, que assinado por cada um serviu como termo de adesão a proposta do projeto, neste ato se apresentaram 15 Agricultores interessados no Projeto.

O Formulário de Inventário e Diagnóstico Rápido detectou que várias ações no âmbito da Agricultura, Pecuária, Criação de Pequenos Animais, Agroindústria e Artesanato já vêm sendo desenvolvido pela comunidade além de uma razoável organização rural, através de sua associação.

As atividades atuais existentes são: Apicultura, Piscicultura, Olericultura, bovinocultura de leite, Agroindústria de Leite e Cana, Artesanato Típico do Meio Rural.

Várias outras entidades foram procuradas e manifestaram interesse em somarem esforços para formatação e consolidação do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar, com foco na Produção Associada ao Turismo, na referida comunidade, SEDRAF, AMM, SICME, SEMA e Instituto Ação Verde.

A SEDTUR, através de seus técnicos estarão somando esforços para que o Projeto final seja um Roteiro Integrado e esteja pronto por ocasião do Evento da Copa do pantanal 2014.

 
DA REUNIÃO
A reunião foi muito produtiva, o Scretáro Adjunto da SEDRAF, Sr. Luiz Alécio, coordenou a mesa e ouvindo o que cada parceiro poderi participar na concepção do projeto, inclusive os relatos dos pontos fortes e fracos exposto pela associação, chegou à seguinte conclusão e um concenso de que vários eixos de problemas deveriam ser priorizados e trabalhados com metas a serem alcançadas:    
  • Regularização Fundiária - a cargo do INTERMAT
  • Elaboração e adequações em Projetos de engenharia Civil - a cargo da AMM
  • Educação e Licenciamentos Ambientais - a cargo da SEMA e Instituto Ação Verde
  • Desenvolvimento das Cadeias Produtivas - Piscicultura, Bovinocultura de Leite, Apicultura, Olericultura e Turismp e outras - SEDRAF / EMPAER e SEDTUR,
  • Desenvolvimento do Artesanato - a cargo da SICME,
  • Desenvolvimento do TRAF com Produção Associada ao Turismo - todos os parceiros juntos, liderados pela SEDTUR / SEDRAF e EMPAER.
AGENDA
Uma proxima reunião de trabalho ficou marcada para o dia 10 de julho de 2012













Nenhum comentário: