Assentamentos participam do I Salão Baiano de Turismo, entre os dias 17 e 19 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. As áreas de reforma agrária integram roteiros a serem divulgados no espaço dedicado ao turismo rural que é um estande institucional do Comitê de Turismo Rural de Base Comunitária, no estado, do qual o Incra/BA é membro.
Trata-se de quatro roteiros que envolvem 22 assentamentos nas regiões do Recôncavo, Chapada Diamantina, do Semiárido e entre o Baixo Sul e Litoral Sul. Eles oferecem aos visitantes paisagens paradisíacas, conhecimento de cultura, artesanato e gastronomia diferenciados, até oportunidade interagir com o modo de vida rural dos assentados.
Para promover o desenvolvimento do turismo rural na reforma agrária, o Incra tem conta com apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) que é executora da Assessoria Técnica do Incra no estado. As secretarias estaduais de turismo (Setur) e de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) também apóiam os roteiros da reforma agrária.
Segundo o assegurador do Programa Terra Sol no estado, Alberto Viana, a participação na feira promoverá uma maior visibilidade aos roteiros da reforma agrária.
Hospedagem
Através do Terra Sol, o Incra/BA tem investido para incentivar o incremento da renda com a recepção de visitantes em assentamentos com potencialidades turísticas. O órgão está reformando casas de acolhimento para visitantes em três assentamentos.
Viana conta que no assentamento Baixão, em Itaetê, na Chapada Diamantina, está em fase de conclusão um espaço totalmente ecológico para recepcionar turistas que inclui energia solar. Já no Boa Sorte Una, em Iramaia, também na Chapada, começou, nesse mês, uma reforma na casa sede que prevê a utilização de energia eólica.
Outra ação ecologicamente correta foi iniciada no assentamento Eldorado, em Santo Amaro, no Recôncavo, que oferecerá uma casa totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais e com um muro feito de garrafa pet.
Roteiros
No Recôncavo baiano, o roteiro de turismo rural leva o visitante ao modo de vida e às relíquias históricas de áreas de reforma agrária do Recôncavo baiano. Começa em Santo Amaro pelos assentamentos Bela Vista, Nova Suiça, Paulo Cunha, São Domingos e Eldorado, segue para o município de São Sebastião do Passé, para o 3 de Abril.
Na Chapada Diamantina, há a bela visão da caverna inundada do Poço Azul, onde foram regatados fósseis de animais pré-históricos. Entre os municípios de Andaraí e Mucungê, os assentados do Salumbrinho e Mucambo oferecem uma diversidade de artesanato para turistas. Na região, existem ainda as cachoeiras, grutas, paredões com pinturas rupestres e cavernas.
Já no roteiro do Sertão, destacam-se os mestres das oralidades, os griôs sisaleiros do assentamento Lagoa do Boi. Também passa pela história do cangaço na visita ao casario que recebia a comitiva de Lampião, na área Tabua Serrinha.
Entre o Baixo Sul e Litoral Sul, há trilhas nos remanescentes de Mata Atlântica e visitas a cachoeiras e cascatas, além da possibilidade de conhecer o modo de vida agroecológico de dois assentamentos: Cascata e Frei Vantuy.
Fonte: http://www.incra.gov.br/index.php/noticias-sala-de-imprensa/noticias/12080-turismo-rural-em-assentamentos-sera-divulgado-no-i-salao-baiano-de-turismo
Siga o Incra/Sede no Twitter: @Incra_oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário