31 de maio de 2012

Conheçam alguns conceitos sobre: Turismo Rural na Agricultura Familiar, Ecoturismo, Produção Associada ao Turismo,Turismo Comunitário ou de Base Comunitária e Quilombos / Quilombolas


Segundo os Ministérios:  Mtur, MDA, MC, MMA,  MINC e Fundação Palmares,confiram abaixo alguns conceitos sobre:  Turismo Rural na Agricultura Familiar, Ecoturismo, Produção Associada ao Turismo,Turismo Comunitário ou de Base Comunitária, e  Quilombos / Quilombolas.


Turismo Rural na Agricultura Familiar

A atividade turística que ocorre na unidade de produção dos Agricultores Familiares que mantêm as atividades econômicas típicas da agricultura familiar, dispostos a valorizar, respeitar e compartilhar seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, ofertando produtos e serviços de qualidade e proporcionando bem estar aos envolvidos.


Ecoturismo
É o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca formação de uma consciência ambientalista através de interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas’’.


Produção Associada ao Turismo

Qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capaz de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores, os saberes e os sabores; é o desenho, o estilismo, a tecnologia, o moderno e o tradicional.

Tem por objetivo valorizar e aperfeiçoar a Produção Associada ao Turismo para agregar valor à oferta turística e possibilitar a ampliação de alternativas de trabalho e renda’.


Turismo Comunitário ou de Base Comunitária

Pode ser definido como aquele onde as comunidades através de seu moradores de locais, possuem controle efetivo de seus conhecimentos "saberes e fazeres", exercendo o desenvolvimento e gestão própria deles.

Sendo assim partimos dos pressupostos de que por meio do envolvimento participativo desde o início, os projetos de turismo devem proporcionar para a maior parte de seus benefícios para os moradores das comunidades locais de forma individual e fortalecendo o processo associativista e cooperativista.



Quilombos / Quilombolas:

É uma palavra que vem de origem africana, dialeto e idioma “quimbundo”, que tem o significado firmado em uma sociedade que é formada por jovens guerreiros que no passado pertenciam a grupos étnicos desenraizados de suas comunidades.

Trata-se de comunidades negras que estão localizadas no território (espaço) rural habitada por descendentes de africanos escravizados, com laços de parentesco, que vivem da agricultura de subsistência, em terra doada, comprada ou secularmente ocupada por seus antepassados, os quais mantêm suas tradições culturais e as vivenciam no presente, como suas histórias e seu código de ética, que são transmitidos de pais para filhos oralmente de geração a geração.

Fonte: Mtur, MDA, MC, MMA, MINC e Fundação Palmares


Nenhum comentário:

Postar um comentário