estrutura

27 de julho de 2012

Empaer realiza visita técnica da cultura do feijoeiro comum nesta sexta-feira em Cáceres -Mato Grosso




Aconteceu, nesta sexta-feira (27.07), uma visita técnica sobre a cultura do feijoeiro comum, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). Com o objetivo de reforçar o cultivo do feijoeiro na agricultura familiar serão apresentados 40 genótipos de feijão dos grupos carioca, preto, roxo, manteigão e mulatinho. O evento contou com a participação de produtores rurais, estudantes, técnicos e outros. A visita começou a partir das 8 horas. 

O pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida, falou que durante a visita técnica os participantes iriaam percorrer quatro estações conferindo o uso do solo, pesquisa e desenvolvimento na região, divergência genética e resitência a carunchos e manejo fitossanitário da cultura. As variedades de feijoeiro comum são oriundas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Segundo Martins, o trabalho de difusão de tecnologia da cultura já foi implantado em 15 municípios do Estado, disponibilizando para a semeadura 16 cultivares de feijão. Para facilitar o manejo os produtores recebem orientações sobre época de semeadura, espaçamento, tratamento de sementes, controle de pragas e doenças. Foi repassado também para os agricultores cultivares melhoradas, consideradas mais rentáveis. 

A cultura do feijoeiro comum em Mato Grosso ocupa uma área de 50 mil hectares. O pesquisador explicou que a agricultura familiar participa com 15% da produção de feijão, sendo importante que o produtor avalie os resultados da produção, acompanhando na lavoura a produtividade, qualidade culinária, resistência às doenças, arquitetura de plantas, ciclo vegetativo e outros. 

O trabalho de pesquisa tem como finalidade principal apoiar o processo de desenvolvimento da cultura do feijoeiro comum de subsistência e comercial, com ações de pesquisa e desenvolvimento para selecionar cultivares mais produtivos. A visita técnica teve o encerramento  às 11h. 

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário