estrutura

27 de julho de 2012

Municípios de mato Grosso recebem retroescavadeiras




A Central de Comercialização e Abastecimento de Várzea Grande foi palco de uma das ações mais esperadas pelos produtores rurais oriundos da agricultura familiar no Estado. Trata-se da entrega de 19 retroescavadeiras para os prefeitos da Baixada Cuiabana e de regiões próximas. O investimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2 - que contemplou ao todo 58 municípios de Mato Grosso que abrangem o Território da Cidadania. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Carlos Milhomem, ressaltou a importância destes maquinários para os municípios. “As retroescavadeiras darão mais autonomia e agilidade aos prefeitos para resolverem a situação das estradas vicinais. Os equipamentos entregues vão contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e na recuperação das estradas vicinais, além de facilitar o escoamento da produção”, reforçou. 

De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, os municípios não teriam condições de comprar estes equipamentos. 'Eles estão vindo em boa hora e serão de fundamental importância, principalmente na época da chuva”, garante. O presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá e prefeito de Jangada, Valdecir Kemer, compartilha a mesma ideia e salientou que toda a região da Baixada Cuiabana tem muito a crescer e aumentar a produção com essas novas aquisições. 

O chefe do Executivo Municipal de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro, explicou que a máquina irá acelerar a recuperação das estradas e garantir a melhoria da infraestrutura nos 11 assentamentos. O prefeito de Nobres, José Carlos, frisou a necessidade de trabalhar a zona rural. “Agora temos equipamento à altura. Vamos começar um trabalho intenso nestes 90 dias para que as estradas estejam prontas para facilitar o escoamento da produção”, pontuou. 

O prefeito de Poconé, Tico de Arlindo, salientou que, por se tratar de um equipamento de pequeno porte, garantirá maior agilidade na recuperação de estradas e barragens. “Conseguiremos uma resposta rápida nas ações desenvolvidas na zona rural”, comemorou. Para o delegado Federal de Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso, Dieter Metzner, essa parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal é fundamental para garantir o desenvolvimento de ações públicas eficazes no Estado. 

As retroescavadeiras foram entregues para 19 municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Curvelândia, Denise, Dom Aquino, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Novo São Joaquim, Poxoréu, Poconé, Porto Estrela, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo e Campinápolis. 

Estiveram presentes na solenidade os secretários adjuntos da Casa Civil, Jilson Francisco, e da Secitec, Juarez Fiel; Superintendente de Apoio às Mulheres e Jovens Rurais da Sedraf, Nilza Amaral; representando do Terra Legal, Nelson Borges; e representando a Central de Comercialização, José Alfredo Costa Marques e Nilton Capitão.

SANDRA SANTHANNA
Assessoria/Sedraf-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário