REDAÇÃO/SECOPA
CuiabáA proteção aos direitos humanos de crianças e adolescentes nas doze sedes da Copa foi discutida esta semana em Cuiabá. Representantes de organizações não-governamentais, entidades da sociedade civil, igrejas e movimentos comunitários se reuniram para discutir mecanismos de fortalecimento do controle social sobre as políticas públicas de proteção aos jovens durante grandes eventos como o Mundial da Fifa.
Natalício Menezes
Professor Hélio Pimenta durante reunião do Projeto Circuito da CopaO Projeto Direitos das Crianças e Adolescentes – Circuito da Copa e os Objetivos do Milênio está sendo apresentado em todas as sedes, em parceria com os conselhos estaduais e municipais e com o Conanda - Conselho Nacional dos Direitos das Crianças. Em Cuiabá, o Conanda tem como conselheiro o dr. José Rubens do Amaral Zaitune, que também representa a Sociedade Brasileira de Pediatria.
“Esta reunião traz luz sobre a questão dos grandes eventos. As obras da Copa são importantes, mas os direitos das crianças e adolescentes precisam ser respeitados e fortalecidos”, disse José Rubens.
A convite do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso e do Rio de Janeiro, o governo do Estado foi representado pelo professor Hélio Pimenta Braga, da Secopa, que fez uma explanação sobre os projetos da secretaria que contemplam ações de sustentabilidade social.
“O governo do Estado, através da Secopa, tem responsabilidade social e vai contribuir no fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente. Vamos levar as sugestões e reivindicações deste fórum ao governador. As obras da Copa já estão reconstruindo vidas, como é o caso dos operários da Arena. Ex-detentos e trabalhadores que viviam em condições de escravidão, hoje tem carteira assinada, salário digno, alojamento, alimentação, alfabetização e capacitação. A sustentabilidade social é prioridade em todos os projetos”, ressaltou Hélio Pimenta Braga.
Monica Alkmim, coordenadora do Fórum DCA/RJ e do Projeto, acredita que ele vai proporcionar um fortalecimento da sociedade civil através do pensar juntos e monitorar as políticas voltadas para infância num momento de grandes investimentos para o evento da Copa em 2014. “Estamos organizando estas reuniões em todas as sedes da Copa e cada uma vai construir seu plano estratégico, respeitando as especificidades regionais”, complementa.
Os articuladores do projeto também vão checar o cumprimento de uma agenda mais antiga: os oito objetivos do milênio, listados em 2000 pela ONU, com prazo de alcance até 2015. Entre os objetivos do Milênio estão: acabar com a miséria e com a fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e a valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Paz e Bem!!
Adm. Natalício Menezes
Conselheiro do CRA - MT
Empreendedor Social - (65) 9948-0456
EXCELÊNCIA CONSULTORIA E ASSESSORIA
Cursos, Palestras, Projetos: Cidadania, Inclusão Social e Produtiva
facebook: adm natalicio menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário