31 de julho de 2012

SAUDOSO RENATO BRAVO - VALENTE DO TURISMO RURAL NO BRASIL



Foto tirada na oficina de Turismo Rural no Distrito de Mimoso - Mato Grosso



RENATO BRAVO UM VALENTE DO TURISMO RURAL NO BRASIL
Homenagem de: Geraldo Donizeti Lúcio 


No ano de 1999, conheci o Renato Bravo, foi em Fortaleza Ceará, na 1ª Jornada de Turismo no Meio Rural e Natural, que culminou também com a realização de um curso de Turismo Rural, foi a minha primeira esperiência em Turismo Rural por ser a primeira posso dizer que fui agraciado em cinhecer neste evento uma figura impar para este setor no Brasil, aí eu falo dele "Renato Bravo", gente da melhor qualidade, um amante da Agricultura Familiar  e da natureza, sua palestra enfocando a seu empreendimento (Trem da Serra) era deveras contagiante.

Renato Bravo em suas preleições fazia o que queria com o seu público, que hora davam muitas risadas, ou ficavam sérios e até choravam.

Ele era um grande facilitador, moderador e motivador.

Falava de sí proporio mas também das pessoas que amava e adimirava, é o caso de sua esposa Carminha, Renato não falava muitas palavras sem citar a sua amada Carminha.

Tinha um carinho especial pelos técnicos das EMATERes, na qual sempre reservava um espaço de elogios em suas falas.

Quanto aos políticos respeitava muito, mas, tinha lá as suas críticas, ele dizia: "algumas vezes eles nos ajudam" !!!

Mas nas políticas públicas em Turismo Rural para o Brasil, ele contribuiu bastante com as suas idéias e críticas, o conceito de Turismo Rural no Brasil, passou pelas experiências de Renato Bravo.

Renato Bravo esteve em Mato Grosso a convite do Governo do Estado e SEDTUR por várias vezes e em todas fez jornadas de palestras em vários municípios, (Cuiabá, Cáceres, Jaciara, Santo Antônio do Leverger e Poconé .

Sua última jornada foi a que originou a foto acima, aconteceu em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal, na UNIC,  e a oficina no Distrito de Mimoso,  município de Santo Antônio do Leverger, terra em que nasceu o último dos Bandeirantes "Marechal Candido Rondon", e terminou a sua jornada na Fazenda Baia da Laranja, em Santo Antônio, de propriedade do também saudoso "Dr. Barão Viegas", outra figuras interessante!

Este fato foi em novembro de 2004, para mim que o acompanhava em suas vindas a Mato Grosso, foi a última vez que vi Renato Bravo, ele se foi para uma grande jornada muito melhor, foi para um local onde existe a ausência do tempo, pois neste local não há o ontem o hoje e o amanhã, somente a eternidade, e quem acha que Renato Bravo morreu está enganado ele apenas  passou desta vida para outra onde não haverá - o tempo que só nos traz suas marcas - como esta que estou sentindo agora - "a saudade de Renato Bravo"



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário