Fonte: ANA KARLA COSTA - Assessoria Sedtur/MT
A Jornada Mundial da Juventude Católica que será realizada no Rio de Janeiro em 2013 foi um dos principais temas abordados na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo, realizada na última quarta-feira (22), em Brasília, no Distrito Federal. O encontro foi conduzido pelo presidente do Fornatur, Domingos Leonelli.
A organização do evento que vai reunir jovens do mundo foi detalhada pelo padre Valdeir Goulart, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que falou sobre o planejamento, sob o ponto de vista do turismo, para a Jornada Mundial da Juventude Católica. Segundo ele, o evento deve trazer 400 mil estrangeiros para o Brasil, no mês de julho do próximo ano. "O evento será no Rio de Janeiro, mas vai mobilizar 276 dioceses em todo o país", afirma o padre.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur), Teté Bezerra, que participou da reunião, acrescentou que a jornada contará com representantes de 192 países e beneficiarão outros estados não somente o Rio de Janeiro. "A Arquidiocese de Mato Grosso, por exemplo, receberá visitantes de vários países nas semanas que antecedem a jornada", disse a secretária. Somente a Arquidiocese de Salvador receberá cerca de 30 mil visitantes.
A secretária explicou que além dos peregrinos os estados também receberão, nas semanas que antecedem a jornada, jornalistas do mundo inteiro que vem ao Brasil para cobrir o mega evento da igreja católica. "Por Mato Grosso passarão inúmeros turistas. A previsão é que mil turistas do Peru visitem Mato Grosso antes do evento. Esses turistas vão conhecer as nossas belezas naturais e também consolidar o turismo religioso no estado".
Para atrair os turistas que participam da Jornada Mundial da Juventude, Mato Grosso participou em 2011 com um stand da jornada em Madri, na Espanha. Durante o evento, que reuniu mais de 1 milhão de pessoas, foi importante, segundo a secretária Teté Bezerra, para apresentar os destinos turísticos do e Mato Grosso e convidar os participaram para conhecer o nosso estado durante a jornada no Brasil.
"No próximo ano vamos colher os resultados da nossa participação da Jornada Mundial da Juventude em Madri. Vamos receber inúmeros turistas e até empresários que desejam investir em nosso estado", relatou a secretária. Ela acrescentou ainda que a convite da Embratur e Ministério do Turismo, a Sedtur vai participar da Jornada da Juventude no Rio Janeiro.
Turismo Religioso - A religiosidade do povo mato-grossense sempre se destacou na cultura e costumes do local. Diante dessa diversidade, o turismo religioso é uma das grandes apostas. Um dos principais municípios que se destaca neste segmento é Cuiabá. A capital de Mato Grosso, que será sede da Copa do Mundo de 2014, se moderniza a cada dia mantendo intactas suas tradições seculares. Templos religiosos traduzem a fé e ocupam lugar de destaque em valioso acervo tombado pelo patrimônio histórico estadual e nacional. Abrigando todas as crenças, a cidade tem orgulho de sua gente e alia momentos de oração à alegria contagiante expressadas nas festas de santo como o Senhor Divino, São Benedito, Vinde e Vede, festivais gospeis, entre outros. As igrejas centenárias, mesquitas e o maior templo religioso da América Latina e marco da igreja Assembleia de Deus são alguns dos espaços religiosos para se conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário