O Pronaf é um Programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda. O Programa é executado de forma descentralizada e tem como protagonistas os agricultores familiares e suas organizações.
O programa busca construir um padrão de desenvolvimento sustentável para os agricultores familiares e suas famílias, visando o aumento e a diversificação da produção, com o conseqüente crescimento dos níveis de emprego e renda, proporcionando bem-estar social e qualidade de vida. (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, 2005)
Tem sido cada vez mais freqüente a inclusão do turismo nas discussões que tratam do desenvolvimento rural e da agricultura familiar. As transformações no modo de organização das populações rurais apontam o turismo como ferramenta capaz de proporcionar à diversificação da renda, a valorização da cultura local, a comercialização da produção pelos próprios agricultores familiares e ainda estimular o resgate da auto-estima dessas populações.
Tal realidade, aliada à característica multidisciplinar e multisetorial do turismo, permite a valorização de todos esses aspectos, proporcionando o uso adequado do território, de acordo com suas potencialidades, bem como o estímulo a recuperação e conservação da economia local.
Diante deste cenário de crescente visibilidade da atividade turística no meio rural, entende-se que o poder público deve assumir um papel fundamental no apoio à implantação da atividade turística desenvolvida por agricultores familiares nas unidades produtivas.
O financiamento rural do Pronaf tem impactos tanto sociais quanto econômicos, ao mesmo tempo em que dá condições para que os agricultores familiares ganhem em escala dentro da unidade de produção, mantém as pessoas ocupadas, gera empregos e possibilidades para que a família permaneça no meio rural. Além disso, diminui a tensão no campo e a pressão por emprego na cidade. (MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, 2005)
Os beneficiários dos créditos do PRONAF são os assentados da Reforma Agrária reconhecidos pelo INCRA e beneficiários dos programas de crédito fundiário do Governo Federal, demais agricultores familiares, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, aquicultores, pecuaristas familiares, silvicultores, extrativistas, quilombolas e indígenas.
Acessando o financiamento rural, os agricultores familiares têm condições de ampliar e qualificar as atividades que já desenvolvem, implementar novas atividades agrícolas e não agrícolas geradoras de renda, adquirir máquinas, equipamentos, sementes e insumos, o que antes não se conseguia devido à falta de condições e de recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário