Foi realizado o tradicional Encontro de Mulheres Rurais de Mirassol D’Oeste, que neste ano está na XXI edição, a exemplo do ano passado novamente conseguiu reunir mais de 600 mulheres no Centro Comunitário Jesus de Nazaré, na última sexta-feira (31.08). Em 25 de março de 1996, foi publicado o projeto de lei nº 469, que instituiu o Encontro da Mulher Rural de Mirassol D’Oeste, cuja autora do projeto foi a então vereadora, Florípedes Marin Alves.
O projeto prevê a realização do evento na terceira semana do mês de agosto de cada ano, como “semana de confraternização da mulher rural” do município de Mirassol D’Oeste. O objetivo é expor os trabalhos, promover a reflexão e confraternização das mulheres rurais. Daniele da Silva, 27 anos, da comunidade Jabuti montou a sua mesa com pães caseiros, cocada de maracujá, polpa de tamarindo e biscoitos de nata, era uma das mais animadas. “Eu gosto muito de participar. Todo ano eu venho, eu gosto de cozinhar e toda vez que eu trago meus quitutes eu vendo tudo, não volto com nada pra casa!”, ressaltou Daniele.
A realização do evento é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do escritório local de Mirassol D’Oeste, que é responsável por fazer durante o ano todo cursos, oficinas e treinamento com as produtoras rurais e realizar o concurso de pratos doces e salgados e, esporadicamente, o concurso de hortas domésticas e o Miss Rural, cuja finalidade é incentivar e reconhecer o trabalho e a beleza da mulher do campo. O resultado e as premiações desses concursos são apresentados durante o Encontro de Mulheres Rurais.
A 1ª colocada no Concurso de Pratos Doces 2012 foi Cleusa Pereira Souza, da Comunidade Veredinha I, com o “Bolo de mandioca”. Já a 1ª colocada dos Pratos Salgados foi Josiane Godinho da Silva, da comunidade Barreirão Caramujo, com o prato “Polenta de milho verde com frango caipira”.
O dia dedicado à mulher rural prosseguiu com várias apresentações culturais como o show da banda jovem de música de Mirassol, “Apro Música”, palestra motivacional com a professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Bia Corrêa, que levou seu sobrinho Netinho, que cantou e tocou violão para as participantes do encontro.
Participaram da abertura do evento o prefeito e a primeira dama municipal de Mirassol, Donizete Aparecido da Silva e Idene Botelho Viana da Silva, deputado estadual Ailton Rondina, vice-prefeito Irineu Faria de Oliveira, vereador Laércio Alves Pereira, coordenadora regional da Empaer de Cáceres, Elicinéia Fortes (a nêga), supervisor local da Empaer de Mirassol, Milton Antônio da Silva, ente outros.
Destaca-se a participação das mulheres rurais do acampamento Silvio Rodrigues; os assentamentos Roseli Nunes, Rancho Alegre, Margarida Alves, Nossa Terra Nossa Gente, Santa Maria; as comunidades Sonho Azul, Jabuti, Auxiliadora, Barreirão Planalto, Barreirão Caramujo, Veredinha, Conquista, Santa Helena e Aprocat (Associação dos produtores do Caeté).
Fonte: Cristiane Celina/ Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário