De 20 a 23 de setembro, será realizada a 1ª Feira da Agricultura Familiar e 1º Torneio Leiteiro Regional da Região Noroeste do Estado de Mato Grosso, no município de Castanheira (779 km a Noroeste de Cuiabá). A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Agroambiental do Vale do Juruena, Francisca de Almeida, fala que o objetivo do evento é a integração entre os municípios vizinhos, troca de informações e tecnologia, buscando o fortalecimento da agricultura familiar. A Feira será realizada no Parque de Exposições.
A abertura oficial será às 8h, com a exposição de produtos da agricultura familiar, tais como artesanato, hortaliças, produção de aves e leilão de gado de corte, prova do laço, apresentação cultural e palestras técnicas sobre bovinocultura de leite, Programa da Cadeia de Bovinocultura do Estado, ovinocultura, piscicultura, suplementação e nutrição alimentar de bovinos, cooperativismo, sociobiodiversidade, turismo rural e outros.
Conforme Francisca, a expectativa é a participação de 10 mil pessoas de 15 municípios do Estado. A finalidade é valorizar a agricultura familiar e transformar o evento numa vitrine para que todos possam conhecer o trabalho desenvolvido na Região Noroeste. Vão participar mais de 100 expositores, aquecendo a economia regional. “Queremos mostrar o potencial da região e promover integração e entretenimento”, declara a secretária.
O técnico agrícola da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Juraci Fernandes Miranda, fala que o Torneio Regional poderá apresentar animais com produção média de 30 a 60 quilos de leite/dia. Ele esclarece que o município de Castanheira tem hoje um plantel de 18 mil vacas leiteiras, produção aproximada de 44 mil litros de leite/dia e capacidade de beneficiamento de 80 mil litros . “O evento é uma oportunidade para troca de informações e tirar dúvidas entre os produtores a fim de melhorar o potencial genético do gado e ampliar produção de produtos da agricultura familiar”, destaca o técnico agrícola.
O supervisor da Empaer do município de Aripuanã, Roberto Ruiz, fala que os produtores da sua região estão empolgados com o Torneio Leiteiro e vão participar com cinco vacas, da raça girolanda, que apresentam uma produção entre 75 a 55 litros de leite/dia. “Os animais possuem alto potencial genético e a expectativa dos produtores é manter a produção durante as ordenhas e tentar a classificação”, destaca Roberto.
Durante o Torneio Leiteiro haverá várias premiações. O primeiro colocado receberá um carro; o segundo um resfriador de leite; o terceiro uma moto; o quarto lugar uma ordenhadeira e o quinto lugar receberá um kit de inseminação. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT), em parceria com o Consórcio do Vale do Juruena.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário