Mato Grosso produz anualmente 420 toneladas de mel, a meta é aumentar a produção para um milhão de tonelada nos próximos dois anos. Para atingir o objetivo estão sendo realizadas Capacitações Continuadas para contribuir com a formação de técnicos e torná-los multiplicadores de informação. O módulo I, da Capacitação Continuada de Apicultura, será realizado durante três dias, no período de 16 a 18 de outubro, no auditório do Senar, em Cuiabá, das 7h30 às 17h30.
O evento é gratuito e terá 24 horas de aulas teóricas e práticas com profissionais renomados. Estarão presentes técnicos atuantes da Cadeia Produtiva do Mel. A intenção é capacitar de forma contínua para implantação de novas tecnologias a serem aplicadas no campo. Além disso, orientar técnicos na implantação e condução de uma Unidade Técnica Demonstrativa (UTD) ou Unidade de Referência Tecnológica (URT) em Mato Grosso.
De acordo com o secretário da Sedraf, Carlos Milhomem, esta capacitação é de suma importância para alavancar a produção de mel em Mato Grosso. Com a realização do curso, os técnicos terão a oportunidade de conhecer as potencialidades de todo o Estado e os apicultores poderão trocar informações de suas regiões e aprender como aumentar a produção e a produtividade do mel. “Infelizmente hoje a demanda do Estado é maior que a oferta precisamos mudar essa realidade”, reforça Milhomem.
O coordenador da Cadeia Produtiva da Apicultura da Sedraf, Catarino Mendes, ressalta que o mel era visto como remédio, hoje a população enxerga como alimento. Além disso, alguns produtores tinham a apicultura como bico e não profissão. Já está sendo comprovado que a atividade é altamente lucrativa. “Só para se ter uma ideia em um ano é já é possível tirar o investimento feito”, esclarece Mendes.
O coordenador da Capacitação Continuada, Jefferson Banderó, assegura que o Módulo Zero foi um sucesso com a participação de 55 técnicos e apicultores de associações e cooperativas. Para o Módulo I - Os temas que serão abordados foram escolhidos pelos próprios técnicos para executar a atividade apícola com sucesso com a orientação do grupo gestor.
A Capacitação Continuada é um evento realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). São parceios o Sistema Famato/Senar, Sebrae, Coapisnorte, Coopernova, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Unemat, UFMT e Empaer.
Programação
16 de Outubro – Terça-feira
07h30 – Recepção dos Convidados
08h – Manipulação do Mel (Boas práticas apícolas /Milton Antônio da Silva – Empaer
10h – Intervalo
10h15 – Própolis – Propriedades e Usos / Dr. Cassiano Spaziani pereira - UFMT
11h30 – Almoço
13h30 – Troca de Rainha – Sérgio Celmer (Coapisnorte)
17 de Outubro – Quarta-feira
07h30 – Alimentação de Enxames / Jefferson Banderó – Indea/Embrapa Agrossilvipastoril
11h30 – Almoço
13h30 – União e Divisão de Enxames com o Coordenador da Cadeia Produtiva da apicultura, José Catarino Mendes – Sedraf
18 de Outubro – Quinta-feira
07h30 – Aula Prática em apiário com o Coordenador da Cadeia Produtiva da Apicultura da Sedraf, José Catarino Mendes, Jefferson Banderó, Sérgio Celmer e Milton Antônio da Silva.
11h30 – Almoço
13h30 – Aula Prática em Apiário com José Catarino Mendes, Jefferson Luiz banderó, Sérgio Celmer e Milton Antônio da Silva
15h30 – Avaliação do Módulo I
16h30 – Proposta para as próximas etapas do projeto
17h30 – Encerramento
Mais informações podem ser obtidas pela Embrapa Agrossilvipastoril com Lineu Domit através do e-mail: lineu.domit@embrapa.br ou com o Jefferson Banderó jefferson.bandero@embrapa.br ou pelo telefone 66 – 3211-4224
SANDRA SANTHANNA
Assessoria Sedraf-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário