estrutura

6 de outubro de 2012

Comunidade aprende a produzir horta em pequenos espaços


Ao lado dos adultos, as crianças participaram da atividade realizada pela Emdagro que, ao fim da ação, doou bandejas com mudas de plantas para o início das hortas

Aracaju - Com o objetivo orientar a população local na implantação de hortas orgânicas em terrenos baldios e fundos de quintais, buscando melhorar e diversificar a alimentação e reduzir despesas das famílias, essa foi a proposta apresentada numa atividade técnica desenvolvida por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), na comunidade Aloque, Bairro Jabotiana, em Aracaju, no último dia 2 deste mês. A atividade envolveu 32 participantes entre homens, mulheres, jovens e crianças.

As engenheiras agrônomas Eugência Maria Ramos e Eliszabeth Denise Campos mostraram a importância e a qualidade nutricional dos alimentos produzidos organicamente, bem como os efeitos do uso de agrotóxicos no organismo humano e no meio ambiente. Orientaram ainda como implantar hortas orgânicas com utilização de materiais, ferramentas e insumos de fácil acesso, por meio da utilização de produtos alternativos de baixo custo e preparo doméstico, a exemplo da urina de vaca, manipueira, extrato de nim, alho, pimenta, plantas repelentes e o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

Durante a palestra um momento chamou a atenção dos participantes que foi a prática da utilização de húmus de minhoca e água oxigenada para demonstrar a atividade microbiana existente na matéria orgânica, demonstrando assim sua importância na produção agrícola. “A população sentiu-se motivada a iniciar a atividade, sobretudo as crianças. Percebemos que na atividade, tiveram algumas pessoas que se destacaram por possuir maior ‘intimidade’ com a terra e domínio de técnicas de produção”, comentou a Engenheira Agrônoma, Elizabeth Campos.

“Como encaminhamento para que esse trabalho não pare por aqui, recomendamos o plantio de espécies frutíferas arbóreas e arbustivas na área do CRAS Madre Tereza de Caucutá no próximo ano, assim como sugestionamos a visita dos participantes ao Centro de Formação e Tecnologias em Agricultura Sustentável da Emdagro, no Perímetro Irrigado Jacarecica, em Itabaiana e uma maior articulação com nossos técnicos da Emdagro para a realização de palestras sobre alimentação alternativa e uma prática para o preparo de biofertilizantes e compostagem”, detalhou a Elizabeth.


Fonte: Ascom Emdagro | Carlos Mariz | (79) 3234-2608 | 9979-6765 / 8853-2964 | carlos.mariz@emdagro.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário