8 de outubro de 2012

Curso de agroecologia para agricultores e estudantes em Irecê


Salvador - Promover uma agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, são os objetivos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola(EBDA), vinculada a Secretaria de Agricultura (Seagri), ao promover práticas agroecologicas. Com base nesse princípio, começa amanhã (9) e vai até quinta-feira (11), mais curso de agroecologia voltado para agricultores familiares e estudantes da área agrícola, promovido pelo Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), unidade da EBDA. 

Os diálogos serão conduzidos pelo engenheiro agronômo e chefe do Escritório Local de Ibititá, Edvaldo Reinaldo. O curso terá carga horária de 18 horas, divididas em aulas teóricas e práticas. Os participantes conhecerão os perigos dos agrotóxicos, formação do solo, história da agricultura, importância e princípios da agroecologia, adubação com o uso de biofertilizantes e matéria orgânica, além do controle de doenças e pragas sem o uso de insumos químicos.

Nas aulas práticas, os agricultores familiares e estudantes visitarão uma propriedade no munícipio de Jussara, na região de Irecê, com a finalidade de vizualizarem as plantas da caatinga, com ênfase para produção de biofertilizantes, compostagens e inseticidas naturais. “Nesta visita técnica iremos conhecer a experiência de um agricultor que vive da agricultura de base ecológica, onde os participantes terão a oportunidade de questionar o produtor sobre os benefícios de uma propriedade em transição agroecológica ”, explica o engenheiro.

“Vamos demonstrar para os agricultores que são possíveis a prática da agricultura sustentável sem prejudicar o meio ambiente, sem utilização de veneno que contamina alimentos, a água e os solos, causando doenças e mortes nos homens e nos animais”, conclui ele.

Fonte: Ascom EBDA | imprensa@seagri.ba.gov.br | (71) 3115-2737 / 2767 / 2794


Nenhum comentário:

Postar um comentário