Brasília - A terceira edição da FestFlor Brasil — Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais — impressiona pelo tamanho e qualidade dos produtos. São mais de 200 estandes instalados na ExpoBrasília, no Parque da Cidade, com o melhor da produção da floricultura, além de acessórios, produtos, decoração e gastronomia. A feira foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (4), com a presença da primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz.
O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, afirmou que o GDF vem apostando na floricultura de forma intensa, liberando crédito, prestando assistência técnica, qualificando produtores e abrindo oportunidades de comercialização. “Mas vamos fazer mais: em breve, a cooperativa Multiflor terá um caminhão e um galpão que vamos ceder por meio de convênios assinados”, garantiu Lúcio. A cooperativa, localizada no núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina), foi apontada pelo secretário como um exemplo para o DF. “Esse trabalho nos mostra que é possível transformar a vida das pessoas, permitindo que mais gente tenha acesso a recursos. Nosso papel é fomentar a floricultura”, concluiu Lúcio Valadão.
A primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, ressaltou o trabalho das mulheres da Multiflor como um exemplo. “Além de trazer prazer, essa atividade traz desenvolvimento e tem valorizado as agricultoras”, observou. Ilza caminhou pela FestFlor e conversou com alguns produtores, paisagistas e com as cooperadas da Multiflor. Para a primeira-dama, o crescimento da feira simboliza o crescimento da floricultura. “Temos chance de aumentar ainda mais a nossa produção e esperamos que a FestFlor no próximo ano seja num espaço maior”, acrescentou.
Para o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, o crescimento da floricultura no Distrito Federal é uma oportunidade de aumento de renda para o agricultor familiar. “A FestFlor demonstra a beleza da produção rural e aproxima a população urbana do trabalho que temos desenvolvido no campo”, acrescentou. José Guilherme fez questão de elogiar o empenho de toda a equipe da empresa na organização do evento.
Atrações — Além da exposição de flores e plantas ornamentais, a FestFlor tem cursos, palestras e oficinas. A programação é voltada não apenas para produtores, decoradores e paisagistas, mas também para o público em geral. Mostras de paisagismo e arte floral também são destaques da feira, além do Roteiro Burle Marx — um city tour aos jardins mais famosos de Brasília e do Rio de Janeiro, projetados pelo renomado artista plástico brasileiro Roberto Burle Marx.
Paralelo à FestFlor, ocorre também o Congresso de Paisagismo, realizado em parceria pela Emater-DF, Novacap e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF). Debates técnicos, novas tecnologias, troca de experiências e capacitação profissional estão entre as atividades do congresso.
Serviço
FestFlor — Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais
Local: ExpoBrasília, no Pavilhão do Parque da Cidade.
Data: De 4 a 7 de outubro.
Horário: 04 e 05 de outubro - das 14h às 22h; 06 e 07 de outubro (sábado e domingo) - das 10h as 22h.
Entrada Franca
Para inscrição em oficinas e palestras: 1kg de alimento não perecível
Fonte: Emater/DF|Texto:Rinaldo Costa|ascomematerdf@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário