Foi instalado na manhã desta terça-feira, 13, em Brasília, o Conselho Deliberativo do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), instância máxima de planejamento estratégico da Região. O Condel/Sudeco conduzirá a discussão sobre as prioridades de ação e investimentos necessários ao desenvolvimento do Centro-Oeste.
“Estamos escrevendo hoje uma página bonita na história do Desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro com a retomada da Sudeco”, disse o presidente do conselho, ministro Fernando Bezerra Coelho, depois de abrir a primeira reunião do colegiado, formado pelos governadores de estados e do Distrito Federal, pelo diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), por diversos ministros, prefeitos, representantes da sociedade civil e pela instituição administradora do FCO.
O ministro Fernando Bezerra também ressaltou a importância do Condel/Sudeco na formulação e definição de diretrizes que norteiam a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste(FCO). Bezerra falou sobre a criação, pela presidenta Dilma Rousseff, do fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), e revelou que o novo fundo será de natureza financeira, e não contábil, como havia sido previsto.
Entre outros, tomaram posse, o diretor-superintendente da (Sudeco), Marcelo Dourado, os governadores dos estados, Marconi Perillo(GO), André Pucinelli(MS) e Silval Barbosa(MT) e o governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filipelli.
O diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado, ressaltou o recorde em desembolso atingido pelo FCO no ano passado, alcançando R$ 5,5 bilhões em financiamentos na Região. Dourado explicou que a Sudeco está seguindo três eixos principais para alcançar o desenvolvimento sustentável na Região: da inclusão; da produção e da preservação ambiental. “Eu estou muito otimista em relação ao que se descortina para 2013, esse é um momento histórico para o Centro-Oeste, um momento histórico para o Ministério da Integração Nacional, um momento histórico para esse país, um momento de consolidação da Sudeco”, afirmou Marcelo Dourado.
Os governadores fizeram uso da palavra, ressaltaram a importância da Sudeco para o crescimento da região Centro-Oeste e pediram atenção especial para o agronegócio, com investimentos do governo federal no setor de logística e infraestrutura.
O evento contou com a presença do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro; do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; da secretária executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Schiavon; do secretario executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira; dos senadores Rodrigo Rollemberg(DF), Lucia Vânia(GO), Cidinho Campos(MT) e Cyro Miranda(GO); do deputado Wellington Fagundes(MT), coordenador da bancada do Centro-Oeste no Congresso Nacional; de prefeitos e secretários de estado de toda a Região.
Lançamento do Cartão FCO empresarial
O Vice-Presidente de governo do Banco do Brasil, César Borges, fez o lançamento do cartão FCO Empresarial que permite operações de débito e crédito bancário para os financiados do FCO. O novo cartão reduz custos operacionais e permite pagamento à vista, sem necessidade de negociação de prazos e com segurança do processo de desembolso.
Borges ofereceu um protótipo do novo cartão para cada governador presente, um para o ministro da integração nacional e um para o superintendente da Sudeco.
O protótipo do novo cartão também foi entregue ao empresário Fernando Bezerra Japiassu, empresário do Distrito Federal do ramo da confecção, “utilizando esse cartão a gente espera agilidade, objetividade, transparência, segurança e redução da burocracia. Assim resta mais tempo para o empresariado gerir o seu negócio”.
Raquel Mathias
ASCOM/SUDECO
Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO)
Ministério da Integração NacionalTelefones: (61) 3414-0137
E-mail: raquel.mathias@integracao.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário