19 de dezembro de 2012

Palestra sobre Unidades de Conservação reúne estudantes e pesquisadores




Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - IMPRENSA SEDTUR

Mato Grosso possui em seu território três parques nacionais, 41 unidades de conservação estaduais entre parques, estradas, reservas e monumento natural e é de suma importância a preservação do ecossistema natural através de pesquisas científicas, atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e de ecoturismo e turismo ecológico.

Com esta preocupação o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur junto com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio promovem nesta terça-feira (18.12), duas palestras com analistas do Instituto que irão explanar o desenvolvimento do turismo em Unidades de Conservação (UC) e seu entorno e a necessidade de estudos, planejamento, ordenamento e monitoramento das atividades.

O encontro será no Departamento de Geografia da UFMT em Cuiabá, sala 13 da pós-graduação piso superior – ICHS, em dois horários das 9h às 12h e das 14h às 17h. Público alvo: técnicos, estudantes, pesquisadores, Ongs, empresários, comunidade em geral e guias que atuam na área de turismo.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra comenta a importância do envolvimento das comunidades do entorno das UC em participar das palestras. Ela destaca que as Unidades de Conservação existem para manter a diversidade biológica e os recursos genéticos no país. Protegem as espécies ameaçadas de extinção, preservam e restauram a diversidade de ecossistemas naturais e promovem a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

“Saber associar a exploração sustentável e com isso preservar o meio ambiente é estimular a criação e a manutenção de Unidades de Conservação como estratégia mundialmente consagrada para a conservação da biodiversidade, da vida. Hoje necessitamos de mais esforços para expandir o número de áreas protegidas e estabelecer sistemas nacionais de unidades de conservação”, frisa Teté.


Perfil das palestrantes

Benita Maria Monteiro Mueller Rocktaeschel - Analista de Meio Ambiente do ICMBio especialista em uso público em Unidades de Conservação. Autora do livro: "Terceirização em Áreas Protegidas - Estímulo ao Ecoturismo". O livro apresenta diretrizes fundamentais aos profissionais interessados, professores e estudantes ligados às áreas de meio ambiente e turismo e hospitalidade.

Lourdes Maria Ferreira - Analista de Meio Ambiente do ICMBio especialista na elaboração e implementação de Planos de Manejo.

O que: Palestra sobre Unidades de Conservação

Quando: Terça-feira (18.12)

Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h


Local: Departamento de Geografia da UFMT, sala 13 da pós-graduação piso superior – ICHS
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário