estrutura

4 de dezembro de 2012

Uma orquestra sinfônica em meio a lavouras de soja e algodão, no interior do Mato Grosso, surpreende em fantur tecnológico do Sebrae





fantur sebrae compact.jpg

No roteiro, Sedtur-MT e operadores turísticos de agências da capital do Estado conheceram empresas do agronegócio de Nova Mutum e a Orquestra Jovem da cidade 

Fotos: Tiago Franz/Folk 

Nova Mutum/MT – A primeira manifestação é de surpresa. Uma orquestra sinfônica em meio a lavouras de soja e algodão, no interior do Mato Grosso, por si só já é algo que desperta o interesse dos visitantes. E quando essa orquestra, com apenas três anos de existência, formada por crianças e adolescentes, toca um repertório de alto nível e emociona a todos, aí a sensação de surpresa passa a ser de encanto. 

Assim foi mais uma apresentação da OSJNM para visitantes de outras cidades. A entidade recebeu ontem (29) um fantur (expedição turística) do projeto Turismo Tecnológico implantado em Nova Mutum pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) com apoio da Prefeitura e Acenm/CDL. Os visitantes, que chegaram à OSJNM às 19h e saíram por volta das 20h30, são operadores turísticos de agências de Cuiabá, um representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) e técnicos e consultores do Sebrae. 

A expedição, que durante a tarde de ontem e manhã de hoje passou pelas empresas do agronegócio integrantes preojeto em Nova Mutum, procurou otimizar a operação turística nos empreendimentos onde se pretende fazer a exploração da atividade turística. 

Incluída no projeto, a OSJNM é a atração diferenciada no roteiro turístico. Após um dia de andanças pelo interior do município, visitar a Orquestra pode ser uma atividade relaxante e agradável dentro da programação. Essa foi a sensação transmitida pelos operadores turísticos e demais visitantes, que destacaram o aspecto social da entidade como principal ponto de interesse. “Entre os projetos sociais que se tem por aí, essa Orquestra é realmente um bálsamo”, poetizou a consultora do Sebrae responsável pelo projeto, Tatiana Fernandes. 

Para o técnico da Sedtur-MT, Geraldo Lúcio, a OSJNM é algo inédito no Mato Grosso e pode se tornar um grande atrativo, assim como o grupo Olodum é na Bahia. “Temos aqui uma realidade onde a sustentabilidade econômica e ambiental anda junto com a social”, destacou. 

Durante apresentação da Orquestra, entremeada por falas explicativas do maestro Edmar Nascimento e do presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum (mantenedora da OSJNM), Luiz Divino da Silva, a interação dos visitantes foi intensa. Edmar e os alunos músicos apresentaram um por um dos instrumentos, além de executarem obras da música clássica universal e popular brasileira. 

Ao final do encontro, os operadores avaliaram a experiência e concluíram que a OSJNM, enquanto destino turístico, pode ser explorada através da música, da sua história, do aspecto social e do aspecto técnico (conhecer os instrumentos, a estrutura de uma orquestra, os métodos musicais, etc). 

O projeto Turismo Tecnológico segue em fase de elaboração e estudo. Maiores informações podem ser obtidas no posto do Sebrae em Nova Mutum, pelo fone (65) 3308-4491. 


Assessoria de Imprensa - OSJNM 
Agência Folk – Comunicação Integrada 
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário