Filho do mestre Caetano Ribeiro e artesão de Viola de Cocho, aprendeu acompanhando essa arte com o seu pai desde os 15 anos, sendo que ele aprendeu com seu avô e Alcides com seu pai. Hoje presta serviço fazendo viola de cocho para os órgãos Federal, Estadual e municipal em Mato Grosso. Divulgando a cultura popular Mato-grossense com a VIOLA de COCHO,fazendo palestras e Performance do modo de fazer viola de cocho, entalhando um único tronco de madeira maciço ainda verde a facão, e escavando com enchó e formão goiva.
O Mestre Alcides já participou e participa de vários eventos culturais:
No Centro de eventos Pantanal em Cuiabá Mato Grosso, participou de todas as edições da Literamérica, Feira do Empreendedor, Brasil mostra Brasil, Festa do Pantanal, a convite da SEDTUR, SEDRAF, SEBRAE, SICME , e de varias outras Secretaria Estaduais e municipais, participou também do Festival Cururu Siriri, Encontro de culturas de chapada dos Veadeiros em GO,Encontro dos estados em DF,Salão do Turismo em São Paulo,Encontro da Diversidade Cultura no Rio de Janeiro,Encontro de culturas em Fortaleza,12º Jornada do Livro Passo Fundo RS, 2º FESTISESI em Taguatiga Brasilia, performance para os Cônsules no Palácio do Itamarati, em escolas publicas,universidades e praças, Gravações para Canais de Televisões de todo o Brasil, e Empresas Privadas.
Alcides é um dos elaboradores do projeto " pontão da viola de cocho" junto do IPHAN,e Secretária Estadual de Cultura de Mato Grosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário