A Extensão Rural Pública Oficial faz parte da história de um projeto de promoção social dos mais generosos que os brasileiros criaram. Desde seu nascimento, na virada da década de 1940 para a de 1950, faz parte da história do desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais brasileiras.
A extensão rural brasileira foi a primeira do mundo a articular extensão com crédito para fomento das famílias rurais. Foi pioneira ao adotar um crédito específico para habitação rural e para a juventude rural. Também foi uma das primeiras experiências a adotar tecnologia própria para comunicação e interação com a população rural.
Nos últimos anos, adotou e avançou em metodologias participativas de diagnóstico socioambiental e, no atual momento, vem procurando unificar e construir políticas para atendimento aos assentamentos de reforma agrária, além da elaboração de um sistema público de monitoramento e avaliação dos resultados concretos dos serviços de extensão.
Não é um pequeno esforço, como se percebe, mas todo este trabalho se fia por uma história de profundo engajamento e comprometimento dos extensionistas rurais. Não é por outro motivo que os extensionistas rurais do serviço público são sempre denominados, aqui ou acolá, de missionários. São servidores públicos por excelência, embuídos deste caráter humanista e dos valores Republicanos.
Por este motivo, temos que criar instrumentos que possibilitem a construção e reflexão da memória da extensão. Não como um discurso meramente corporativo, mas como instrumento de consolidação de nossa identidade, como valorização da trajetória engajada de todos extensionistas e como guia para reflexão permanente do nosso projeto de ação pública. Foi com esse espírito que surgiu a ACADEMIA BRASILEIRA DA EXTENSÃO RURAL — ABER.
Ela será, a partir de agora, um espaço de encontros. Mas também de achados. De descobertas. De contato com um Brasil de suas raízes, da agroindústria, das cooperativas, das reservas naturais, da labuta de sol a sol. O Brasil de agricultores e servidores públicos que não se cansam. O Brasil rural que resiste, inova e ousa na construção de uma sociedade nova.
Queremos socializar nesta ACADEMIA, as experiências de gestão pública, de capacidade gerencial e de participação direta do público por nós atendido nas nossas estratégias e ações. Poucas são as organizações que podem contar esta história e expor estas dimensões do nosso país.
Missão
"Promover a Extensão Rural, a partir de sua identidade histórica e intelectual".
Visão de futuro:
"Ser uma referência de conhecimento da extensão rural para a sociedade brasileira"
Diretrizes:
Estrutura e papel da ABER
Resgate histórico
Ater contemporânea
A instituição de Ater
Nenhum comentário:
Postar um comentário