4 de fevereiro de 2013

Novo coordenador de Laboratórios da EMPAER - MT, planeja ampliar atendimento a produtores



O químico industrial José Alcântara Filgueira, assumiu nessa quarta-feira (30.01), a coordenação do Núcleo de Laboratórios da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Funcionário há 30 anos da empresa, ele pretende fortalecer os laboratórios de solos, nutrição animal e fitopatologia. A transmissão de cargo aconteceu na sede do laboratório, no município de Várzea Grande. 

Pela terceira vez na coordenação, Filgueira pretende aperfeiçoar e ampliar o atendimento aos produtores rurais, fornecendo resultados com mais precisão, com apoio dos novos equipamentos adquiridos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (PAC-Embrapa), como o de absorção atômica, que faz análise do solo, tecido foliar, rações, água e permite a leitura de macro/micronutrientes, metais pesados para determinar a contaminação do solo, rios, meio ambiente e outros. O equipamento de absorção atômica, conhecido por espectrofotômetro "vai reduzir o custo das análises e oferecer um resultado mais rápido e preciso para o produtor”, destaca Alcântara. 

No Laboratório são realizadas 50 análises de solo por dia e com a modernização e aquisição de novos equipamentos poderá executar até 300 análises. Em Várzea Grande, a empresa dispõe de seis laboratórios: solos, adubos e corretivos, nutrição, fitopatologia, entomologia, controle biológico e fitossanitário. O novo coordenador quer fazer uma ampla divulgação dos serviços oferecidos aos produtores rurais, com a produção de material didático e informativo. “A intenção é potencializar as atividades com a finalidade de oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade aos produtores rurais”, conclui. 

Acompanharam a transmissão de cargo, os diretores da Empaer, Almir de Souza Ferro e Eliane Fortes Daltro, presidente do Sinterp, Gilmar Bruneto, supervisor regional, Vico Capistrano, os coordenadores da Empaer, Gildo Feitosa e Sebastião Campos Filho, funcionários e amigos. 

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer - MT)



Nenhum comentário:

Postar um comentário