estrutura
Apresentação
Início
Sobre
Contato
Consultoria
POUSADAS
TURISMO RURAL
18 de março de 2013
Cultivo irrigado garante produção ano todo
Com a previsão de colher 100 toneladas de goiaba do tipo vermelha em 2013, o produtor rural, Anézio Rocha, do município de Jangada (80 km ao Norte de Cuiabá), possui um plantio de 4 hectares das variedades Paluma e Curupian. Pioneiro no cultivo da frutífera, o produtor já atende várias redes de supermercado na capital e no norte do Estado. A produção é irrigada e o pomar produz o ano todo. A lavoura completou três anos, período em que a safra é produtiva com frutos de qualidade.
Devido à aceitação do mercado, está expandindo uma nova área com a implantação de 1.600 mudas. Hoje está colhendo em média 2 mil quilos de goiaba por semana e frutos que chegam a pesar de 100 a 300 gramas. Ele explica, que o segredo para produção de um bom fruto é fazer a poda correta e alternada, sendo necessário conhecimento e experiência. E adianta, que no mês de abril, pretende colher 5 mil quilos de goiaba por semana. “Já colhemos goiaba pesando 410 gramas a unidade”, enfatiza Anézio.
Empolgado com o cultivo na região, o produtor vai utilizar métodos de controle ensacando a fruta para controlar o ataque de pragas e doenças. Durante a colheita é feito a seleção da goiaba e o descarte pode chegar até 60%. Também é feito a seleção da fruta madura que tem destino para as indústrias de polpa. O preço da goiaba de mesa está sendo comercializada por R$ 3,00 o quilo.
O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e extensão Rural (Empaer), Roberto Teixeira Damasceno, lembra que será realizado um dia de campo no mês de abril, para mostrar a tecnologia utilizada, tratos culturais, poda e colheita. Além da goiaba, o produtor começa a preparar uma área de 3 hectares para o plantio da banana da terra que também será irrigada, permitindo produção o ano todo.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário