Ana Beatriz - Diretora da Anda Brasil Nacional
A ANDA BRASIL promoveu uma capacitação em Gestão e Turismo com o tema Sustentabilidade – Redirecionamento, no dia 20 de março (quarta-feira), em Silva Jardim. O objetivo foi de fomentar políticas públicas para promover Caminhadas na Natureza como uma alternativa de lazer e atividade física em ambientes rurais com grande diversidade paisagística e de elementos culturais, proporcionando aos caminhantes, além dos benefícios auferidos pelo exercício físico, a interação com comunidades locais, considerando que em muitos municípios inexistem equipamentos adequados para a prática, como parques e pistas urbanas.
Airton Violento Presidente da ANDA Brasil Nacional
O evento contou com as participações especiais de Ednei Bueno do Nascimento (Paraná) e Geraldo Lúcio (Mato Grosso), da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf).
Anderson Pin que falou sobre o ECOBOOK – Sistema de Gestão em Turismo
Represenranrtes , da UNISOL Brasil, que tem dentre suas estratégias a valorização e ampliação da economia solidária, cooperativa e autogestionária através do diálogo com o turismo rural sustentável.
Para Geraldo Lúcio
Turismo Rural na Agricultura Familiar em Mato Grosso, que vem ocorrendo em todas as regiões, principalmente no Pantanal, tem sido um produto de iniciativa dos agricultores familiares, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, da Empresa de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e entidades da sociedade civil, em organizações comunitárias, formais e informais.
“Este segmento tem gerando novas formas de trabalhos e negócios, a diversificação das atividades nas unidades produtivas que se apresentam com seus cenários naturais. O conjunto de atividades desenvolvidas constituem o segmento, proporciona ao turista a interação com o meio, com destaque para a oferta de diversas atividades, como as Caminhadas na Natureza, as variadas formas de lazer, as demonstrações tecnológicas, comercialização de artesanato e de produtos agropecuários, além de serviços turísticos de hospedagem e alimentação, diferenciados, disponíveis isoladamente ou em conjunto”, explica Geraldo.
Ednei Bueno do Nascimento
Engenheiro agrônomo da Emater do Paraná, e coordenador da Rede Traf, fez uma palestra onde abordou o conceito de sustentabilidade em varias áreas: ambiental, na agricultura, Turismo, entre outras, com o objetivo de inserir a prática do conceito de sustentabilidade no cotidiano e provocar a criação de Circuitos de Caminhadas na Natureza, contribuindo para a construção deste conceito.
A Unisol Brasil, que atua no segmento de economia solidária, busca agregar valor nas iniciativas de pequenos agricultores familiares, empreendimentos de artesanato, de confecção, de cultura e de suporte direto ao próprio turismo (como guias, pousadas, bugueiros, barqueiros, dentre outros), para a geração de renda de milhares de trabalhadores e trabalhadoras associados a esses empreendimentos filiados à Unisol Brasil.
“Para atingir tal meta contamos com uma rede parceira estratégica, a Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar (RedeTraf), além da participação direta de uma iniciativa importante como a ANDA BRASIL, que representa diversos desses empreendimentos que buscam gerar renda através de ações de turismo com os princípios da sustentabilidade e dialogando transversalmente pelos demais setores da economia”
Eliza representante da COSPE - entidade italiana de apoio às iniciativas Solidárias
A capacitação aconteceu na sede da ANDA BRASIL, credenciada pelo IVV - International Federation of Popular Sports – para promover Caminhadas na Natureza, localizada na Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros, em Silva Jardim.
Mais informações pelo e-mail ana@andabrasil.com.brou pelos telefones (22)2668-8178 / (21) 9640-6059.
Gestores municipais de Silva Jardim - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário