estrutura

27 de março de 2013

Oficina orienta como explorar potencialidades turísticas nos município

MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR
Cuiabá/MT

Durante dois dias representantes de 50 municípios participam da Oficina de Treinamento Empreendimento Turístico, que acontece de 26 e 27.03, no auditório Ganza, do Hotel Mato Grosso Palace. 

A secretária Teté Bezerra explica que é preciso conscientizar os gestores que o turismo gera renda, desenvolvimento e oportunidades. Ela destaca ainda que o trabalho em conjunto entre o público e a iniciativa privada precisam caminhar juntos para fomentar a atividade no segmento. “O encontro tem por objetivo subsidiar e contribuir com as ações para o desenvolvimento sustentável dos municípios detentores de potencial turístico, buscando de forma estratégica o crescimento qualitativo do turismo estadual”. 

Para a técnica Leila Cunha a idéia da oficina é apóia o trabalho dos dirigentes públicos com foco no turismo, apresentando informações sobre o planejamento, as políticas públicas e a organização do setor em seus diferentes níveis. “Durante esses dois dias vamos tentar sanar todas as possível duvidas que possam surgir referente às políticas públicas e privadas do turismo”, comenta ela. 

O técnico e especialista em turismo Rural da Sedtur, Geraldo Lucio, explica que dentre as ações da Sedtur apresentadas na oficina esta a construção do calendário da Caminhada da Natureza 2013. Ele frisa que os representantes dos municípios irão definir o mês e o dia que o evento será realizado em sua cidade. Ainda na ocasião, será apresentado mais uma ação para fomentar o turismo no Estado, a cavalgada associada à caminhada. A iniciativa já é realizada pelo Sindicato Rural e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, e agora fará parte do calendário de ações para potencializar o turismo de Mato Grosso. “Já trabalhamos em conjunto com outras entidades agora vamos aumentar as nossas ações. A cavalgada é mais uma boa noticia que estamos apresentando aos participantes”, explica. 

Ainda no primeiro dia foi apresentado aos participantes a funcionalidade do Ecobooking que é o sistema de gestão do turismo que ordena a atividade turística através de uma rede de cooperação voltada à exploração sustentável dos recursos turístico envolvendo o poder público e o trade. O diretor comercial do Ecobooking, Sidnei Varanis, explicou que o recurso já é aplicado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, nos municípios de Nobre e Chapada dos Guimarães esta em fase de implantação. “Com o sistema é possível identificar vários fatores dentre eles o perfil do turista, os locais onde visitou e os seus contatos. O objetivo é criar um banco de dados com o perfil do turista que para cá vier e até desenvolver políticas publicas direcionadas de acordo com a demanda”, completa Sidnei. 

Na programação do segundo dia, nesta quarta-feira (27.03) será apresentado a importância do Cadastro Nacional do Turismo - Cadastur e o treinamento do sistema aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário