Com o objetivo de apoiar no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais de Varginha, Bocaina, Engenho Velho, Vereda e Morrinhos, no município de Santo Antônio de Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), o Rotary Club da Capital em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) executa projetos na área ambiental, social e econômica. O projeto vai beneficiar aproximadamente 500 famílias que vivem às margens do Rio Cuiabá.
O diretor-técnico da Empaer, Almir de Souza Ferro, explica que foi criado o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Portal do Pantanal Leverger para execução das atividades. Os técnicos da Empaer orientaram e acompanharam a realização do plano de trabalho priorizando as ações e desejos dos produtores rurais e pescadores. Conforme Almir, a comunidade definiu a retomada da produção de hortaliças e legumes para comercialização nos centros de Cuiabá.
A atividade apícola para produção de mel e preservação ambiental também foi decidido pela comunidade que serão fonte de geração de renda. O diretor Almir salienta que os produtores discutemo também como alternativa para as comunidades a implantação da pecuária de leite e flores tropicais. “Nosso trabalho é acompanhar e orientar a implementação dos projetos e prestar assistência técnica e extensão rural diferenciada”, enfatiza Ferro.
O Rotary Club Cuiabá repassou para as comunidades um trator budny BDY 7540 com seus implementos - grade aradora, carreta agrícola, roçadeira aikon 1300, perfurador de solo com broca e três computadores, equipamentos que serão utilizados, conforme plano de trabalho elaborado pelos membros da comunidade e parceiros. Os técnicos da Empaer e do Núcleo estiveram reunidos no dia 23 de fevereiro (sábado), na comunidade Engenho Velho, para apresentação e validação do diagnóstico participativo.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário