26 de março de 2013

Secretária Teté apresenta ações em audiência pública na Chapada

MARICELLE LIMA VIEIRA
Cuiabá/MT


Cerca de 200 pessoas participaram na noite desta segunda-feira (25.03), na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, de uma audiência pública que teve como objetivo apresentar as ações realizadas pelo Governo do Estado com expectativa para o mundial de 2014. 

A audiência foi presidida pelo deputado Zé Domingos e contou com a presença do prefeito José Neves, do presidente da Câmara, Carlos Eduardo de Lima Oliveira, da secretária de Cultura e Turismo de Chapada, Sônia Bezerra e do deputado Ailton Português. A sessão foi aberta a questionamentos da platéia dirigidas aos secretários de Estado, Teté Bezerra, Janete Riva e Ananias Filhos, Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Esporte e Lazer, respectivamente. 

A secretária Teté Bezerra, destacou todas as ações que vem sendo desenvolvidas pela Sedtur e frisou que somente para Chapada são de cerca de 26 milhões de investimento, sendo 10 milhões do Ministério do Turismo e 16 milhões do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Prodestur. Dentre as ações destacou o Complexo Turístico da Salgadeira que esta em fase elaboração de projetos para que a obra seja licitada entre abril e maio e a expectativa é para execução da obra em fevereiro de 2014, o investimento é de 5,6 milhões. 
Outro ponto frisando pela secretária é a duplicação da MT 251 – Rodovia Emanuel Pinheiro, com alguns trechos em processo de elaboração de EIA/RIMA e alguns em processo licitatório. Ela destacou ainda o Parque Nacional de Chapada, os investimentos em implantação de infraestrutura na Cidade de Pedra, Paredão do Eco, urbanização da área central Quinco Caldas, sinalização turística, obra da portaria do Parque e a construção do Centro Cultural e Turístico. 

Para a secretária Teté de nada adianta os investimentos em infraestrutura se a qualidade do serviço prestado não for seguro e sobre isso ela destacou que foram qualificadas 16 empresas do segmento de esporte de aventura desenvolvido em parceria entre a Sedtur e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), através do Programa Aventura Segura. “Estamos desenvolvendo o trabalho de formatação do produto turísticos na Chapada sendo elas o Programa Sete Etapas entre a Sedtur e o Sebrae, tem ainda dois roteiros integrados sendo um com o Ministério da Integração, através da Sudeco e o outro com a consultoria da empresa Barcelona Media e a Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase). Ambos denominados de Brasil Central e evolvem os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal”, completa a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário