2 de abril de 2013

Índios do Médio Xingu vêm à Sedraf para entregar lista de pedidos





O prefeito de Feliz Natal, Toni Dubiella (PSD), e representantes de 13 aldeias indígenas da comunidade indígena Médio Xingú estiveram na tarde desta terça-feira (26) reunidos com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi. O motivo do encontro foi à entrega de uma lista de solicitações junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Os pedidos, que somam três, são todos na área de desenvolvimento rural e não são com o intuito de gerar sustento dos indígenas, mas sim renda. “Queremos aproveitar nossa área para produzir riquezas às cinco etnias que englobam o médio Xingu. Somente a venda do artesanato não tem dado conta de suprir as nossas necessidades”, comenta o cacique da aldeia Moygu, Melobo Ikpeng.

Cerca de 40% do território de Feliz Natal é reservado ao povo indígena. Esse fator, de acordo com Toni Dubiella, faz com que o município se sinta responsável em ajudar os indígenas nas dificuldades que enfrentam. “Sei das diversas dificuldades vividas por eles e me sinto na responsabilidade de conduzi-los até o Governo do Estado para ajudá-los. Além de serem justos os pedidos, a comunidade indígena merece nosso respeito,” comenta o prefeito de Feliz Natal.

Os pedidos dos representantes das 13 comunidades são: a construção e, conseqüentemente, apoio estrutural de casas de mel em todas as aldeias; ajuda para a criação de frango caipira e por fim apoio técnico na produção e comercialização do pequi.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional, atento aos apelos tanto dos indígenas quando do prefeito, declarou que irá atuar na esfera estadual e federal ajudá-los nos pedidos. “O que eles pedem demanda tempo, mas é alcançável. Já vou mobilizar a equipe da Sedraf, especificamente as cadeias produtivas do mel, do pequi e do frango, para elaborar ações que venham a atender o que eles nos pedem”, comentou Renaldo Loffi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário