19 de junho de 2013

Brasileiros viajam à Itália para participar de - Congresso da Federação Internacional de Esportes Populares



A Anda Brasil promove de 21 de junho a 03 de julho mais uma Missão Técnica Internacional, tendo como objetivos a participação no Congresso Federação Internacional de Esportes Populares, em Val Gardena e SudTirol (Itália); a divulgação dos circuitos de esportes populares do Brasil, para um público internacional inicialmente previsto em 20 mil visitantes; a promoção de intercâmbio com instituições parceiras públicas e privadas da Europa e seus atores locais; e fortalecimento do produto “Caminhadas na Natureza” e seus segmentos.

Segundo Ayrton Violento, presidente da Anda Brasil, “tudo está sendo feito pelos organizadores para que a 13ª edição das Olimpíadas Volkssport seja melhor que todas as versões anteriores e entre para a história da Federação Internacional de Esportes Populares – IVV. Munique, capital da Baviera, no sul da Alemanha, será nosso primeiro destino; depois Innsbruck, na Áustria; Sirmione e Milão, na Itália; Alsácia, menor região da França; SudTirol, e nossa última parada será na bela cidade alemã de Frankfurt, coração financeiro da Alemanha, onde encontraremos uma família de amigos que está preparando um domingo festivo para nosso grupo”.

Brasil no contexto

A Anda Brasil é uma Confederação Nacional de Esportes Populares, que atua na promoção de caminhadas contemplativas em todo o território nacional. Tudo começou na cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro (Nova Friburgo), e hoje são mais de 400 circuitos credenciados, na sua grande maioria em ambientes rurais com forte influencia da agricultura familiar. Só no Rio de Janeiro são mais de 70 circuitos, alguns deles na capital.

Na Europa existem instituições parceiras do Brasil que trabalham o desenvolvimento territorial sustentável com foco no turismo e a Anda Brasil já desfruta dessas parcerias há mais de 12 anos, para o desenvolvimento de programas de formatação dos circuitos EcoRurais e das Caminhadas na Natureza.

O Turismo é uma atividade econômica com crescimento acelerado e a Europa se destaca no cenário internacional com programas públicos e privados permanentes e eficientes para o desenvolvimento sustentável da região. “Para isso é preciso ter boas políticas com os vizinhos (regionalização), bons atrativos (produtos, bons serviços (capacitação, boas feiras e eventos (comercialização, boa promoção (calendários integrados) e, principalmente, uma boa gestão (instâncias de governança)para “Inovar, criar e fazer sonhar”, destaca Violento.

Em 2003, a Anda Brasil realizou a primeira Missão Técnica junto com o Sebrae-RJ, TurisRio, prefeituras de Nova Friburgo e Rio Bonito/RJ, Abratur Nacional e dos Circuitos: Tere-Fri, Ponte Branca, Lumiar & São Pedro da Serra (Nova Friburgo), Serra do Sambê (Rio Bonito), Morro Grande (Araruama, Caminhos do Brejal (Petrópolis) e Reservas Naturais (Silva Jardim), todos no Estado do Rio de Janeiro.

Em 2005, como segunda Missão Técnica, a Confederação Nacional de Esportes Populares participou das Olimpíadas do IVV (Federação Internacional de Esportes Populares) e pela primeira vez do Salão Internacional de Turismo e Viagem (SITV), com a presença do Ministério do Turismo, da Ametur (Associação Mineira de Turismo Rural), das prefeituras de Silva Jardim, Tanguá e Casimiro de Abreu/RJ; Medianeira e São Miguel do Iguaçu/PR; agências de turismo, produtores e empresários rurais.

Em 2006, a missão contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo do Mato Grosso, das Prefeituras de Silva Jardim/RJ e de Rio das Ostras/RJ, empresários e produtores rurais. Já no ano seguinte, 2007, com a presença de representantes da Associação de Patrimônio Natural do Estado do Rio de Janeiro (APN/RJ), das prefeituras de Itabirito/MG, Quissamã/RJ, Rio das Ostras/RJ e Silva Jardim/RJ, e proprietários rurais.

Em 2008, o Brasil foi o tema do Salão Internacional de Turismo e Viagem, gerando negócios para mais de 30 mil visitantes e este ano, 2013, eles fazem o lançamento do Salão do Turismo e Economia Solidária. No ano de 2009, a Anda Brasil firmou parceria com a COSPE (Cooperação Internacional Italiana), onde a atividade de turismo no espaço rural é importante como diversificação dos produtos, geração de trabalho e renda, manutenção da história e da cultura e, principalmente, pela preservação das paisagens rurais. A cultura do associativismo e o cooperativismo são os pilares do desenvolvimento sustentável.

A Anda Brasil participou em 2010 da Assembleia Geral do IVV (Federação Internacional de Esportes Populares), com a presença da Embratur e do FFSP (Federação Francesa de Esportes Populares), quando defendeu-se a candidatura do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2017. Em 2011, houve participação nas Olimpíadas do IVV na Turquia, no Balneário da Antalya, e em 2012 foi feita visita à China, com participação no Congresso Internacional do IVV e do International Outdoor Leisure&Tourism Resources Exhibition.

Parcerias que fortalecem

Com a parceria de instituições como a Associação Departamental de Turismo (ADT); Cooperação Internacional Italiana (Cospe); Parque Regional Natural do Ballons do Vosges; Federação Francesa de Esportes Populares (FFSP); Club Vosgien - Clube de Caminhadas; Centro de Formação de Aprendizes (CFA); Promos Milano – Cooperativa de Micro negócios; Associação de Turismo do Norte da Itália (Agritur); American Volksporter Association (Ava); e Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), está sendo possível nos últimos anos a realização de Seminários Técnicos “França Brasil”, com foco no meio ambiente, esportes, gestão, eventos e gastronomia; consolidação das parcerias com o Centro de Formação de Aprendizes em Hotelaria e Gastronomia de Colmar; produção de Guia Turístico com referência aos Circuitos de Caminhadas; sinalização de circuitos de longa distância nos padrões do Club Vosgien; formatação de circuitos ecorurais nos padrões internacionais do IVV; elaboração de Plano de Trabalho da Cooperação Federativa Descentralizada entre França e Brasil; participação no festival Eno Gastronômico de Paraty e na Estrada Real; e planejamento de ações comerciais e promocionais para atrair novos turistas internacionais para o interior do Brasil.









Nenhum comentário:

Postar um comentário