Hoje participamos no maior Shopping Center de Salvador do lançamento do Projeto Transbaião 2013 (http://www.transbaiao.com.br/site/o-transbaiao/), onde na praça central está instalado um trem cenográfico com barraca de comida típica, apresentações culturais e o stand do segmento de turismo rural na Bahia fruto da parceria SETUR/BAHIATURSA/ABATURR. Considero a proposta do Transbaião como a maior inovação no produto turístico da Bahia dos últimos anos, principalmente por propiciar o resgate da história, das raízes, da memória, e do reconhecimento dos trabalhadores ferroviários que no passado faziam a Bahia literalmente “rodar”.
O lançamento foi abrilhantado com a canja de diversos artistas do autêntico forró como Del Feliz, Zelito Miranda e Edd Bala, mostrando que não precisamos de axé nem de pagode para fazer sucesso qualquer festa típica de São João. Durante o mês de junho a estrutura estará montada no shopping divulgando as belezas das 13 cidades envolvidas no projeto, além da comercialização de comidas e bebidas típicas. O idealizador do projeto o Deputado Federal Luiz Argolo, o Secretário de Turismo do Estado Domingos Leonelli, o de Comunicação Robson Almeida e o Presidente da ABATURR Maurício Coni, além de outras autoridades prestigiaram o lançamento, que para nós técnicos tem todas as características de produto do segmento do turismo rural, mesmo que esse de forma embrionária....pois o potencial a ser explorado ainda é muito maior.
Sobre isso já tinha escrito nesse blog nos meses de novembro de 2012 (http://mundoruralmelhor.blogspot.com.br/2012/11/turismo-rural-na-bahia-pelos-trilhos-e. htm) em fevereiro de 2013 (http://mundoruralmelhor.blogspot.com.br/2013/02/turismo-rural-exemplar-circuito-das.html)
, onde a partir de experiências observadas em outros cantos vimos que a Bahia e o Brasil cometeram uma grande injustiça com a esse modal de transporte especialmente de passageiros, e negligenciou o potencial turístico do estado que sob o ângulo do trem é único em termos de paisagem natural e do rico patrimônio material que são suas estações e imaterial nas histórias e estórias que os ferroviários e passageiros protagonizaram durante décadas, e praticamente extinto há 30 anos atrás.
O casamento do projeto com o segmento do turismo rural é oportuno e quando o Transbaião for agregrado a roteiros rurais diversificados em cada cidade por onde passar, com certeza não será um trem de junho, mas de todos os meses do ano, e não será mais solitário, pois o Movimento Ver de Trem (http://projetoverdetrem.blogspot.com.br//) tem ganhado espaço, inclusive no setor de turismo, onde o seu “maquinista” na Bahia Gilson Vieira tem participado do Comitê de Turismo Rural e Turismo de Base Comunitária. Falta muita coisa, como incluir a agricultura familiar, criar roteiros de caminhadas nesses destinos, agências especializadas para promoção e comercialização, a internacionalização da proposta (não há material promocional em língua estrangeira) e outras ações que só uma boa assessoria técnica de turismólogos pode orientar.
Mas o apito inicial foi dado..... e se o São João da Bahia era o melhor do mundo, especialmente quando feito pelo povo e para o povo, agora tá ficando mió!
Nenhum comentário:
Postar um comentário