estrutura

12 de julho de 2013

Associação de Chapada dos Guimarães recebe a equipe da UNISOL BRASIL e define ações

                                                                      Geraldo e Paulo na Câmara 

No dia 11 de Julho de 2013 (sexta feira), os representantes da UNISOL BRASIL de Mato Grosso, Geraldo Donizeti Lúcio, que também é Agente Técnico da EMPAER – MT, cedido para SEDTUR e a Técnica da UNISOL  Naja Varley, que desenvolvem uma Base de Serviço no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana, estiveram no município de Chapada dos Guimarães à 65 km de Cuiabá.

Uma das ações desenvolvidas pelo Geraldo e Naja, foi o a aplicação de um questionário para estudo da legislação local e constataram que o município não tem uma Lei de apoio a Agricultura Familiar e à Economia Solidária, são duas leis importantes e necessárias nas políticas públicas junto ao Agricultor Familiar, o referido questionário foi aplicado na Câmara Municipal e eles foram recebidos pelo servidor Paulo Cesar de Oliveira.

Outra ação dos representantes da UNISOL foi de repassar para membros da Associação de Produtores e Produtoras Artesanais - CHAPADA À MÃO, Sonia Sueli Costa e Souza e Edmar V. R. Branco informações sobre UNISOL BRASIL e as Bases de Serviços. A Unisol Brasil estará desenvolvendo a Base de Serviço, no Território da Baixada Cuiabana, por um período de um ano e Chapada dos Guimarães será um dos municípios beneficiados

As Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Podem ser ONGS, cooperativas de trabalho, e universidades, que podem atuar tanto no recorte de territórios, como em escala estadual.

O bate papo com a Sônia e Edmar, acontecer em sua Chácara, um local muito simpático e que funciona como uma espécie de laboratório de agroecologia e artesanato, alí é que a Sônia especialista em artesanato, principalmente em fibras faz as sua oficinas com a comunidade. Edmar enquanto a gente conversava ia batendo o Gergilim, lavoura de subsistência que foi plantado por ele em uma propriedade em que vários membros da Associação fazem plantio em comum e estão formatando o local para o Turismo Rural.

O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

O gergelim é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Seu país de origem é incerto, porém alguns estudos mostram sua localização entre Ásia e a África.

Esta planta é cultivada desde a antiguidade. No Egito, por exemplo, no tempo dos faraós, o gergelim era utilizado para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam as sementes quase sagradas.

A semente chegou ao Brasil pelos portugueses no século XVI, daí foi sendo cultivado, tradicionalmente, como “cultura de fundo de quinta”. O grão era consumido em nível de fazendas, e havia raros excedentes para comercialização.

Como característica a planta atinge de 1,5 a 2 m de altura. Suas flores são brancas, púrpura ou cor-de-rosa. Os frutos apresentam-se em formas umas cápsulas pubescentes contendo sementes achatadas chegando de 2 a 5 mm de comprimento, com normalmente em cor castanha, branca ou preta. Hoje a ciência já pode nos mostrar vários benefícios que a planta nos traz.

Bate papo vai bate papo e a conversa tomou uma grande dimensão, resumindo, chegaram a conclusão que a Economia Solidária precisa ser melhor articulada no município e que para  a segunda quinzena de agosto deverão organizar um Fórum Municipal  para discutir as Políticas deste Segmento e que este Fórum deve ser permanente composto pelos atores afins.

Geraldo na recepção da Câmara Municipal

Geraldo e Paulo na Câmara 

Naja a frente da Chapada a Mão



Naja e Geraldo, no fundo produtos da Agricultura Familiar, na loja Chapada a Mão

Naja e Geraldo, no fundo produtos da Agricultura Familiar, na loja Chapada a Mão

Geraldo na frente da Chapada a Mão



Interior da Loja Chapada a Mão



Edmar limpando o Gergilm

Edmar e Sônia
Geraldo, Edmar e Sônia

Vagem e gãos de Gergilim

Edmar, Geraldo e Sônia


Edmar e Geraldo no Terreiro de Gergilim


Artesanato 












Nenhum comentário:

Postar um comentário