12 de julho de 2013

Produtor de hortaliças dobra produção com ajuda da Empaer em Mato Grosso



Há quatro anos, Elias do Carmo Emídio (39), trabalha sozinho com hortaliças na periferia de Lambari D’Oeste. Depois de muitos prejuízos, ele procurou a assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para melhorar a produção. Depois de dois anos, recebendo orientações do técnico agrícola Alex José Lemes, sua realidade é outra. 

Hoje o produtor Elias está incluído no Programa Nacional de Aquisição de Alimentos para Merenda Escolar (PNAE), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e vende a maior parte de sua produção, para uma escola estadual do próprio município. “Fizemos a análise de solo e com uma irrigação simples, o Elias dobrou sua produção; tanto que ele nem precisa sair de casa para vender pois as pessoas já conhecem a Chácara Beira Campo e elas mesmas chegam aqui para comprar as hortaliças”, ressaltou o técnico. 

Elias e a esposa Elizete Oliveira Pereira Emídio têm duas filhas pequenas e estão satisfeitos com o rendimento das hortaliças. “Eu já consegui através da Empaer, a aprovação de um crédito pequeno pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e espero conseguir outro, pois eu pretendo em breve colocar um sombreamento para proteger as hortaliças na época da chuva”, explicou. 
Na Chácara Beira Campo, o Elias produz: coentro, salsinha, cebolinha, alface lisa e americana, almeirão, couve, rúcula, cenoura, beterraba, quiabo, banana da terra, banana nanica, mamão formosa, berinjela, mandioca, abóbora, maracujá e tomate.

Fonte: Cristiane Celina - Assessoria da Empaer


Nenhum comentário:

Postar um comentário