Há quatro anos, Elias do Carmo Emídio (39), trabalha sozinho com hortaliças na periferia de Lambari D’Oeste. Depois de muitos prejuízos, ele procurou a assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para melhorar a produção. Depois de dois anos, recebendo orientações do técnico agrícola Alex José Lemes, sua realidade é outra.
Hoje o produtor Elias está incluído no Programa Nacional de Aquisição de Alimentos para Merenda Escolar (PNAE), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e vende a maior parte de sua produção, para uma escola estadual do próprio município. “Fizemos a análise de solo e com uma irrigação simples, o Elias dobrou sua produção; tanto que ele nem precisa sair de casa para vender pois as pessoas já conhecem a Chácara Beira Campo e elas mesmas chegam aqui para comprar as hortaliças”, ressaltou o técnico.
Elias e a esposa Elizete Oliveira Pereira Emídio têm duas filhas pequenas e estão satisfeitos com o rendimento das hortaliças. “Eu já consegui através da Empaer, a aprovação de um crédito pequeno pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e espero conseguir outro, pois eu pretendo em breve colocar um sombreamento para proteger as hortaliças na época da chuva”, explicou.
Na Chácara Beira Campo, o Elias produz: coentro, salsinha, cebolinha, alface lisa e americana, almeirão, couve, rúcula, cenoura, beterraba, quiabo, banana da terra, banana nanica, mamão formosa, berinjela, mandioca, abóbora, maracujá e tomate.
Fonte: Cristiane Celina - Assessoria da Empaer
Nenhum comentário:
Postar um comentário