Geraldo Lúcio da UNISOL BRASIL / SEDTUR e Sr. Benedito Abilio Presidente da COOPERCINT
No dia 19 de Julho de 2013, conforme combinado com a diretoria da COOPERCINT, Cooperativa de Produtores do Cinturão Verde do Pedra 90, eu (Geraldo Lúcio) enquanto Articulador da UNISOL BRASIL, e Agente de Fomento da SEDTUR, estive pela manhã, na AMM, Associação Mato-grossense doa Municípios com o Sr. Benedito Abilo de Faria, presidente da COOPERCINT e com a Dona Glaucia H. Silva Martins Vice - Presidente da COOPERCINT, com objetivo de ver a situação do projeto de licenciamento ambiental do Mini- Abatedouro de Frangos Caipira do Projeto Frango Verde que vem sendo desenvolvido no PA - Cinturão Verde do Pedra - 90.
A Visita acabou originando uma reunião de trabalho que envolveu a Turismóloga Leila Fraga, a Coordenadora de Projetos da AMM, Ana Catarina de Souza e o assessor da AMM, Gustavo Henrrique Fonseca, onde foi discutido o processo de licenciamento do Mini-Abatedouro, a AMM, através de sua equipe de arquitetos e engenheiros sanitários elaboraram o projeto para licenciamento ambiental do Mini- abatedouro, o mesmo foi encaminhado para SEMA- Secretaria Estadual de Meio Ambiente que após análises, fez um relatório de quesitos a serem respondidos pela AMM, algumas restrições para que o órgão oficial de meio ambiente possa conceder a citada licença ambiental do empreendimento.
Após uma longa conversa e análise das restrições da SEMA, a Coordenadora Ana Catarina se comprometeu em resolver o problema em um prazo de 30 dias junto a SEMA.
Eu (Geraldo) que agora estarei assessorando a diretoria da COOPERCINT, fiz contatos com o Marcelo da SBR - Comercial, empresa responsável pelo Lixão da Capital, que após uma proposta de parceria e contrato, poderá resolver a parte de destino das vísceras e penas dos frangos, exigidos pela SEMA, ainda na segunda feira estarão reunindo, SBR e COOPERCINT, para discussão legal sobre o assunto.
Esta articulação faz parte dos trabalhos da Base de Serviços da UNISOL BRASIL em Mato Grosso que vem sendo desenvolvido em Cuiabá, na COOPERCINT e em toda Baixada Cuiabana.
As Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Podem ser ONGS, cooperativas de trabalho, e universidades, que podem atuar tanto no recorte de territórios, como em escala estadual.
Por ocasião desta visita da UNISOL BRASIL, no PAA Cinturão Verde do Pedra 90, ficou acordado junto a COOPERCIT que eles receberiam suporte técnico e assessoria para que fosse viabilizada o término da obra do Mini - abatedouro e hoje estou cumprindo com o compromisso estabelecido.
Outra proposta que vem sendo discutido com a COOPERCIT é a de estabelecer no PAA do Cinturão Verde do Pedra 90, um Roteiro de Turismo Rural na Agricultura Familiar, agregando ao Roteiro todas as atividades Agrícolas. Pecuária de Leite, Olericultura, Agroindústria, Artesanato, Manifestações Culturais, Piscicultura, Avicultura, cavalgadas, caminhadas, enfim o Assentamento tem uma grande potencialidade para o desenvolvimento deste segmento do turismo e tem como fator positivo a distância do centro de Cuiabá, menos de 20 km, neste caso eu já estou elaborando uma Proposta de Projeto e que deve ser discutida com a COOPERATIVA, a exemplo do que sempre fiz nos projetos a qual tenho trabalhado no Estado de Mato Grosso, em breve estarei postando uma síntese deste projeto.
Geraldo e Benedito
Ana Catarina, Geraldo e Gustavo
Geraldo na Frente da AMM
Geraldo na Frente da AMM
Geraldo na Frente da AMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário