Acontece do dia 22 ao 25 de agosto o 3º Torneiro Leiteiro, no município de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá), com a participação de animais da raça girolanda, nas categorias vacas e novilhas. O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Roberto Ruiz, destaca que serão expostas dez vacas com produção acima de 40 quilos de leite por dia. O evento será realizado no Parque de Exposições e a competição acontecerá duas vezes ao dia com a ordenha no período matutino e vespertino.
Com objetivo de divulgar a bacia leiteira e o potencial produtivo do plantel da região, o torneio é uma seletiva para o Torneiro Regional e Feira da Agricultura Familiar que acontecerá no mês de setembro. Ruiz explica que serão selecionadas vacas leiteiras com alta produção entre 30 a 60 litros de leite/dia. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, Empaer e parceiros.
Conforme Roberto, para garantir um plantel de qualidade, os produtores rurais estão utilizando tecnologias com a realização de inseminação artificial e transferência de embriões. As propriedades também contam com infraestrutura como, por exemplo, pastos divididos em piquetes, ordenhadeiras mecânicas, salas de ordenha higiênica e resfriadores que mantêm o leite armazenado por três dias.
Com uma produção de 30 mil litros de leite/ dia, o município possui um plantel de seis mil vacas em lactação. A meta é produzir 50 mil litros de leite até 2015. Ruiz comenta que o torneio identifica o potencial produtivo do plantel, divulga novas tecnologias e promove troca de informações entre os participantes. “Nosso objetivo é melhorar o manejo, alimentação do gado, além de aumentar a produção leiteira em nosso município”, destaca.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário