16 de agosto de 2013

Desafio de transformar o turismo em atividade econômica é debatido durante Congresso

ANA KARLA COSTA
Assessoria Sedtur/MT

Divulgação


Secretário Jairo Pradela no 1º Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal

Durante o 1º Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal, que foi realizado em Belém (Pará), no período de 12 a 14 agosto, o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), Jairo Pradela, debateu com gestores de turismo da região Amazônica o desafio de transformar o turismo em uma atividade econômica produtiva e sustentável. 

“Discutimos no evento uma estratégia de desenvolvimento para fortalecer a atividade turística na Região Amazônica em parceria com a Confederação Nacional do Turismo dos Estados da Amazônia Legal (CNTur) ”, informou o secretário Jairo Pradela. Ele acrescentou ainda, que é senso comum que o crescimento do turismo representa mais emprego e renda e também melhoria na qualidade de vida da população. 

“O turismo pode ser um dos meios para o desenvolvimento econômico e social que o país busca, mas isso só será viável se fizermos de forma sustentável”, frisou Pradela. 
Representando o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícus Lummertz, ressaltou a singularidade da Amazônia e o desejo do mundo em conhecê-la. “O Ministério do Turismo está a disposição para cooperar na consolidação do produto, pois o turismo não é uma custo, é investimento”. 

Cerca de 500 pessoas participaram da solenidade de abertura do Congresso, que ocorreu no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. 

Na abertura do evento também foi discutido com deputados federais o desenvolvimento regional sob a ótica parlamentar e o cenário do século XXI e turismo na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário