estrutura

6 de agosto de 2013

Mato Grosso é referência na implementação do programa de regionalização do turismo.


ANA KARLA COSTA
Assessoria Sedtur/MT


 
Reunião do Fórum Estadual de Turismo para discutir a regionalização

Mato Grosso é referência nacional na implementação das novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização. A afirmação é do representante do Ministério do Turismo (MTur), Philippe Fauguet Figueiredo, que participou nesta segunda-feira (5), em Cuiabá, da reunião do Fórum Estadual de Turismo. “O MTur está trabalhando na regionalização do turismo e Mato Grosso é um dos estados que mais avançaram na implementação do programa que tem como objetivo potencializar a estruturação da oferta turística regionalmente, considerando a integração dos municípios”, comentou Figueiredo.

O novo modelo do programa prevê um amplo diagnóstico das necessidades e potencialidades dos municípios e regiões para o turismo, explicou o técnico da Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Geraldo Lúcio, que é o interlocutor regional do programa em Mato Grosso. 
“Nos 141 municípios, estamos desenvolvendo ações referentes a regionalização em 89. Nas cidades que ainda não aderiram ao programa já estamos realizando um trabalho de conscientização. É importante destacar que a Sedtur dividiu o estado em 15 microrregiões e todas possui um interlocutor”, explicou Geraldo para os participantes do Fórum do Turismo, representantes de vários municípios e para o trade turístico. 

O secretário de Turismo, Jairo Pradela, destacou o sistema, chamado de ecobooking, que está sendo desenvolvido dentro do Programa de Regionalização de Mato Grosso que faz o gerenciamento de atrativos, de vouchers, reservas centralizadas via internet e controle dos visitantes. “Implementamos esse sistema em Chapada dos Guimarães e hoje conseguimos acompanhar online quantos turistas visitam o município diariamente, de onde eles são, os atrativos que visitaram e seu grau de satisfação. Com apoio do Ministério do Turismo pretendemos implantar esse mesmo sistema em outros municípios. Isso vai nos oportunizar ter dados reais do turismo de Mato Grosso, além de nortear a implementação de políticas públicas para o setor”, frisou Pradela. 

O secretário acrescentou ainda, que a regionalização norteará a dosagem de políticas públicas de acordo com a necessidade de cada região, além do apoio à estruturação da gestão turística municipal. “Não tem como inserir o turismo na matriz econômica de Mato Grosso sem dados e o ecobooking é uma ferramenta para isso”. 

Por unanimidade o Fórum Estadual do Turismo aprovou o Programa de Regionalização do Turismo que está sendo implementado pela Sedtur. 

Durante a reunião, o secretário- adjunto da Secopa, Ocemário Daltro, fez uma apresentação sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014.


Acessem já está no ar
http://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEstadoRegioes.php?Xestado=mt

Ana Karla Costa
Geraldo Lúcio. Interlocutor Estadual da regionalização em Mato Groso


Turma da Regionalização reunida no centro, Jairo, Philippe e Geraldo Lúcio

Phelipe - Mtur

Sidnei - Ecobooking



Nenhum comentário:

Postar um comentário