estrutura

16 de setembro de 2013

Nordeste pode receber enxurrada de ingleses na Copa de 2014, aponta pesquisa

O sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014 será realizado somente no dia 6 de dezembro, às 13h, na Costa do Sauipe, na Bahia. Mas, caso os jogos da seleção da Inglaterra aconteçam em alguma das quatro cidades nordestinas que sediarão a competição (Natal, Fortaleza, Salvador e Recife), uma enxurrada de ingleses deve invadir a região.

Pelo menos é o que prevê o levantamento do Skyscanner - principal site de busca por passagens aéreas na Europa e terceiro do mundo -, onde apontou um crescimento de 1092% nas buscas por viagens da Inglaterra para o Brasil para o mês de junho de 2014, em função da Copa do Mundo. Essa pesquisa de intenção de viagem foi divulgada na edição de sábado (14), do jornal “O Estado de S. Paulo”.

O levantamento mostra ainda que os colombianos também demonstram grande interesse em assistir a Copa do Mundo que será realizada no Brasil, com 1082% de intenções comparado à media dos meses anteriores. O motivo deve-se ao fata de a Colômbia ser vice-líder das Eliminatórias sul-americanas e não disputa um Mundial desde 1998.nho de 2014.

Número de turistas estrangeiros no Brasil sobe 5,5% em agosto, diz Embratur

Com base em dados preliminares da Polícia Federal, que consideram apenas o ingresso pelos aeroportos internacionais, a Embratur divulgou na sexta-feira (13) que o número de turistas que vieram ao Brasil cresceu 5,5% em agosto deste ano, superando a média mundial da entrada de turistas estrangeiros, que teve um aumento de 5% no mesmo período, de acordo com informação da Organização Mundial do Turismo (OMT). Isso significou um aumento de 17 mil visitantes do exterior em agosto. No total, visitaram o país no mês 346 mil estrangeiros.

Os dados ainda estão sujeitos a revisão, segundo o assessor econômico da Presidência da Embratur, Leandro Garcia, pois não incluíram os números de estrangeiros que entraram no país por via terrestre. No ano passado, o Brasil, com 4,5% de visitantes do exterior, também superou a média mundial de ingresso de turistas estrangeiros, que foi 3,8%. A Embratur está trabalhando com a expectativa de atingir, pela primeira vez, um número próximo a 6,2 milhões de turistas estrangeiros este ano.

Em termos de divisas, porém, os gastos dos visitantes estrangeiros deverão ser menores em dólar, em razão da desvalorização do real ante a moeda norte-americana. “Vai haver crescimento, mas ele não será tão grande como o aumento na entrada de turistas pela desvalorização cambial”. No ano passado como um todo, o movimento na economia brasileira gerado pelos gastos dos visitantes estrangeiros alcançou US$ 6,6 bilhões.

Aeroportos que mais receberam estrangeiros


De acordo com a Embratur, os aeroportos de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo apresentaram os maiores índices de entrada de estrangeiros em agosto, da ordem de 8,7%, 6,7% e 5,2%, respectivamente.

México e Colômbia foram os países que mais enviaram turistas ao Brasil em agosto, com incremento de 32% e 30,4%, respectivamente, em comparação a agosto de 2012. Segundo o assessor econômico da Embratur, os dois países têm se destacado no crescimento da entrada de turistas, nos últimos meses. Na União Europeia, o Reino Unido exerce a liderança entre os visitantes estrangeiros ao Brasil, com expansão de 15,1% sobre agosto do ano passado. Seguiram-se França, com alta de 12,6%, e Espanha (10,9%).

O maior número de turistas estrangeiros que vem para o Brasil, tradicionalmente, são originários da Argentina e dos Estados Unidos, disse Leandro Garcia. Não há, entretanto, dados fechados quanto ao ingresso de argentinos em agosto, uma vez que a grande maioria dos turistas daquele país costuma entrar no Brasil por via terrestre. Considerando somente a via aérea, houve queda de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Também pelos aeroportos internacionais, entraram no país 1,1% a mais de norte-americanos em agosto, informou Garcia.

A Copa do Mundo de Futebol, em 2014, leva a Embratur a projetar o ingresso no país de 600 mil turistas estrangeiros somente no mês da competição (julho), o que poderá elevar o total de visitantes do exterior no ano que vem para 7,2 milhões. “Será um salto de 6 milhões para 7,2 milhões”, indicou Garcia.


(Com informações da Agência Brasil)

Fim de semana de recordes brasileiros na região de Fortaleza



O RankBrasil desembarcou no Ceará para homologar dois recordes no último final de semana. Artesãs de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, produziram uma renda feira em bilro com um quilômetro de comprimento. Foram sete anos e oito meses de trabalho e dedicação das 40 mulheres que confeccionam a peça no Centro das Rendeiras.

Ainda na região metropolitana, produtores de Pindoretama devem entrar para o livro dos recordes com a maior rapadura do País. Eles prometem fazer uma guloseima com cerca de cinco toneladas e duzentos quilos. Pronto, o doce deve chegar a aproximadamente 2 m de largura por 3,85 de comprimento com 35 centímetros de espessura.

O RankBrasil é uma empresa independente e atua há cerca de 13 anos em todo território nacional, registrando exclusivamente recordes brasileiros, sem vínculo com sistemas internacionais, como o Guinness World Records.

A rapadura será produzida durante três dias. O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, estará no local para acompanhar a produção no sábado e segunda-feira. O doce ficará exposto no Complexo Tradição, localizado na Rodovia CE 040, no quilômetro 48, no Sítio São José, em Pindoretama (CE).

Já a renda gigante ficará exposta no Complexo Artesanal de Aquiraz, na rodovia CE 040, no quilômetro 32. O horário para visitação é das 7 horas às 17 horas. O RankBrasil esteve no local na sexta-feira (13).

(Com informações da Setur-CE)








Nenhum comentário:

Postar um comentário