23 de outubro de 2013

Jogos dos Povos Indígenas, Organização define etnias que vão disputar


ASSESSORIA
Secom

Arquivo Sedtur
Jogos dos Povos Indígenas

O Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) confirmou os nomes das 48 etnias nacionais que participarão do 12ª Jogos dos Povos Indígenas, de 8 a 16 de novembro, em Cuiabá. Durante a seleção não foram adotados critérios interétnicos, e sim o mapa geográfico indígena. Conforme o coordenador-geral do ITC, Carlos Terena, foram consideradas as regionalidades das origens étnicas. “Levamos em conta se nossos convidados são indígenas litorâneos, da caatinga, dos campos, cerrado ou se habitam a Floresta Amazônica, as matas dos Pinhais, Atlântica e dos Cocais, e o Pantanal”, explica. 

A liderança indígena ressalta que, entre os critérios adotados para a escolha das delegações, o fator cultural foi determinante. “Pensamos em costumes, práticas e origens de suas falas, linguagem, ritos, danças, cantos, instrumentos musicais, artesanatos, pinturas corporais e principalmente seus esportes tradicionais”, informa, ao destacar que o número de etnias convidadas a participar dos jogos será fechado de acordo com os recursos orçamentários programados. 

Segundo Carlos Terena, na edição de 2013 participarão pela primeira vez ao menos 14 etnias e quatro povos de outros países, iniciativa que, para o líder, retrata o equilíbrio interétnico e de diferentes regiões. “Os Jogos dos Povos Indígenas se consolidam como referência de afirmação étnica e uso sustentável dos Jogos Verdes ao propor, para 2015, a realização da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas no Brasil”, reforça. 

Idealizados pelo Comitê Intertribal e realizado em parceria entre o Ministério do Esporte e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), os Jogos dos Povos Indígenas apresentam um retrato de etnias e costumes típicos do Brasil, levando à capital mato-grossense 48 povos indígenas, de 18 países. Com relação à escolha das representações de índios brasileiros, Terena esclarece que a busca é feita de comum acordo com as autoridades indígenas, ou seja, um rodízio entre aldeias e etnias. 

Confira as etnias participantes representadas por 1,6 mil indígenas brasileiros: 

1. Assurini – PA 
2. Bororo Boe – MT 
3. Enawenê-Nawê - MT 
4. Erikibaktsa – MT 
5. Gavião Ikólóéhj – RO 
6. Guarani Kaiwá – MS 
7. Ikpeng - MT 
8. Javaé Itya – TO 
9. Kaingang – PR 
10. Kanamari – AM 
11. Kanela Rãmkokamekrá – MA 
12. Karajá – TO 
13. Kariri-Xocó – AL 
14. Kayapó Mekrãngnoti – PA 
15. Kayapó Metyktire - MT 
16. Kokama –AM 
17. Krahô – TO 
18. Krenak –MG 
19. Kuikuro –MT 
20. Kuntanawá – AC 
21. Kura Bakairi -MT 
22. Macuxi –RR 
23. Mamaindê – RO 
24. Manoki – MT 
25. Matis –AM 
26. Maxacali – MG 
27. Mayoruna – AM 
28. Mehinaku – MT 
29. Nhambikwara – MT 
30. Panará Kreeakarore – MT 
31. Paresi Halití - MT 
32. Parkatêjê – PA 
33. Pataxó/ Hã-Hã- Hãe - BA 
34. Shanenawá – AC 
35. Suruí Paiter – RO 
36. Tapirapé -TO 
37. Tauarepang – RR 
38. Tembé – PA 
39. Terena -MS 
40. Tikuna Magüta – AM 
41. Tukano Ye’pâ-masa – AM 
42. Umutina -MT 
43. Wai Wai - PA 
44. Wapichana - RR 
45. Xacriabá –MG 
46. Xambioá – TO 
47. Xavante – MT 
48. Xerente – TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário