30 de novembro de 2013

Ponte e trincheira vão ser inauguradas nesta segunda-feira, em CUIABA


PAULA ARRUDA/ NAYARA TAKAHARA 
Assessoria/Secopa


Mais duas obras de mobilidade urbana serão inauguradas na próxima segunda-feira (02.12), sendo elas a trincheira Ciríaco Cândia e a duplicação da ponte Mário Andreazza. O evento, agendado para as 8h30, contará com a presença do governador Silval Barbosa e do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, entre outras autoridades. 

As intervenções compõem o plano B de locomoção entre aeroporto-arena e aeroporto-rede hoteleira para a realização do Mundial de 2014 em Cuiabá, além de facilitar o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. 

Os motoristas que saem de Várzea Grande, cidade vizinha à capital que abriga o aeroporto Marechal Rondon, seguirão pelo trecho duplicado da Estrada da Guarita, passando pela rodovia e ponte Mário Andreazza e, ao chegar a Cuiabá, trafegarão pela trincheira Ciríaco Cândia, de onde partirão rumo ao estádio, rede hoteleira ou região central da cidade. As obras de duplicação da Estrada da Guarita e da avenida Mário Andreazza também estão na reta final. 

De acordo com o proprietário de uma borracharia ao lado da ponte, Juscelino dos Santos, as intervenções já melhoraram muito o tráfego da região. “Valeu a pena aguardar, comprei este ponto há sete anos e ocorriam muitos acidentes de carros antes das obras. Quando chovia alagava tudo, era bem precário”, relata. 

O conjunto de intervenções também beneficia diretamente a região dos bairros Cidade Verde, Santa Isabel e Verdão, em Cuiabá, e o bairro Guarita, em Várzea Grande. 

TRINCHEIRA CIRÍACO CÂNDIA 

A trincheira Ciríaco Cândia/Mário Andreazza é o menor projeto em extensão do pacote de mobilidade urbana, com 459 metros de comprimento e uma arquitetura diferenciada, no formato de uma alça. 

Quem vem desse ponto da Perimetral, onde a circulação de veículos em duplo sentido chegava a média de 1700 hora/pico, deverá passar pela alça de acesso construída sobre a obra apelidada de “trincheirinha” para continuar em direção ao Centro. 
O assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, explica que, para dar continuidade a esse trajeto, as laterais da trincheira Santa Isabel/Verdão - obra circunvizinha à pequena trincheira – foram pavimentadas. 

“O motorista que trafega pelas avenidas Miguel Sutil, Ciríaco Cândia e Mário Andreazza vai passar pela trincheirinha, seja pela parte superior ou inferior, pegar a faixa lateral direita da trincheira Santa Isabel/Verdão, ao lado da Feira do Verdão, e seguir pela avenida Agrícola Paes de Barros rumo ao Centro”, orienta Sobrinho. 

No valor de R$ 7,6 milhões, a trincheira integra o pacote de obras de acesso à Arena Pantanal, com recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

PONTE MÁRIO ANDREAZZA 

“A construção de uma ponte anexa à reforma da ponte antiga sobre o rio Cuiabá dará grande fluidez para motoristas que trafegam na região. Ela é estratégica para aeroporto, o COT do Pari e Arena Pantanal, favorecendo também núcleos habitacionais e industriais”, explicou o superintendente de Infraestrutura da Secopa, André Ferreira. 

A Atrativa Engenharia Ltda é a responsável pela construção da ponte em concreto pré-moldado protendido com extensão de 228 metros e largura de 11 metros, além da adequação da ponte já existente. A obra foi realizada com recurso obtido por financiamento com a Caixa Econômica Federal, de aproximadamente R$ 11 milhões. 

Pistas anexas foram construídas para atender os pedestres, aumentando a segurança. “A construção destas pistas para a população que anda a pé facilitou muito, além ser mais seguro. Antes era muito arriscado passar por aqui”, frisa o auxiliar de Serviços Gerais, Romão Genuíno, que mora há 20 anos em Várzea Grande. Em horário de pico, aproximadamente 1.800 automóveis passam por cada sentido da ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário