estrutura

15 de março de 2014

ARENA PANTANAL - Gramado é demarcado; instalação de assentos seguem até abril Estádio receberá quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo


Edson Rodrigues/Secopa


Arena Pantanal: obra está com 97% dos serviços concluídos

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

Em fase final de acabamento, a Arena Pantanal, em Cuiabá, passou, nesta semana, pela demarcação do campo de futebol. A instalação dos quase 42 mil assentos, porém, é esperada até o dia 10 de abril, de acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

Com 105x68 metros, o gramado do estádio foi plantado no dia 6 de dezembro e, após enfrentar “praga”, foi considerado pronto para receber a demarcação das linhas de fundo dos gols, das laterais do campo, do grande círculo central e das áreas dos escanteios.

Segundo a Secopa, o gramado está pronto para receber o primeiro jogo oficial, agendado para o dia 2 de abril entre Mixto x Santos, pela Copa do Brasil.

A instalação dos assentos, porém, ainda não atingiu 50%. De acordo com o secretário da Copa, Maurício Guimarães, há 16 mil assentos dentro do estádio, dos quais nove mil já foram instalados e sete mil aguardam fixação nas longarinas. 





"Apenas 20 mil lugares estarão disponíveis para esse jogo, sendo 16 mil nas arquibancadas inferiores e quatro mil nos camarotes"“Além disso, há 24 mil cadeiras que foram produzidas na Alemanha, das quais 9,8 mil se encontram no Porto de Santos e seis mil já estão a caminho da Capital. A empresa promete finalizar tudo até o final deste mês, mas acreditamos que tudo estará instalado até 10 de abril”, afirmou.

Segundo o secretário, um novo lote de longarinas está previsto para chegar na Arena Pantanal até o final desta semana, a fim de que os trabalhos de fixação das cadeiras – hoje concentrados na parte inferior do estádio – possam avançar para a parte superior.

Isso, porém, não deve comprometer o recebimento da torcida durante o jogo do dia 2 de abril, segundo o secretário, uma vez que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) não aceita a lotação máxima do estádio durante o primeiro evento oficial, usado como teste da estrutura.

“Apenas 20 mil lugares estarão disponíveis para esse jogo, sendo 16 mil nas arquibancadas inferiores e quatro mil nos camarotes”, disse.

Segundo a Secopa, a distância entre o campo de futebol e o primeiro setor da arquibancada é de 12 metros, o que permite uma visão mais próxima do jogo aos torcedores.

Jogos oficiais

Além da partida pela Copa do Brasil, a Arena Pantanal também tem confirmado para o dia 26 de abril o jogo entre Luverdense x Vasco da Gama, em disputa pela série B do Campeonato Brasileiro.




Edson Rodrigues/Secopa


Gramado ganhou demarcação durante nesta semana
Já em junho deste ano o estádio será palco de quatro jogos da 1ª fase da Copa do Mundo. 

O jogo de estreia da Arena Pantanal no Mundial acontece no jogo do dia 13 de junho, a partir das 18h, entre Chile e Austrália, na luta pela classificação no Grupo B.

O segundo jogo que irá acontecer na Capital será entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. 

A disputa acontecerá no dia 17 de junho, também a partir das 18h.

No dia 21 de junho, a partir das 18h, entrarão em campo, na Arena Pantanal, as seleções da Bósnia e Nigéria, pelo Grupo F.

O último jogo que acontecerá em Cuiabá será no dia 24 de junho, a partir das 16h, entre Colômbia e Japão, pelo Grupo C.

A obra

Com 97% das obras concluídas, a Arena Pantanal está orçada em R$ 570 milhões, segundo a última revisão da Matriz de Responsabilidade, feita pelo Governo Federal.

O estádio terá capacidade total para abrigar 44 mil torcedores, após o evento.

Durante a Copa, o estádio, que tem 300 mil m², possuirá capacidade para 41.390 torcedores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário