estrutura

16 de março de 2014

CINTURR TEMÁTICA CENTRAL TURISMO RURAL: CENÁRIOS, DESAFIOS E SOL,UÇÕES


O turismo é na atualidade a atividade que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto econômico mundial, não encontrando concorrência à altura para o impacto positivo que provoca na economia global.

Inserido nesse contexto o Turismo Rural é a importante alternativa de desenvolvimento sustentado, pois além do comprometimento com as atividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. O empreendedor neste segmento, na fiel observância dos princípios do desenvolvimento turístico sustentável, deve primar pela sustentabilidade ecológica, social e cultural, e, por consequência, assegurar para as gerações futuras a sustentabilidade econômica.


A Organização Mundial do Turismo afirma que o Turismo Rural, é um segmento turístico com grande potencial e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o turismo rural. Indica ainda que o turismo rural apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%, o que denota uma nova tendência global, onde o turista não mais deseja ser um mero expectador de sua viagem, mas sim, o protagonista, que efetivamente vivencia a cultura e a experiência nos novos destinos visitados. Também prevê que o número de produtos que se oferecem aos turistas rurais aumentará notadamente nos próximos cinco a dez anos.

O que podemos considerar como Turismo Rural? Sem dúvida, aquele turismo com cheiro de terra que utiliza como elemento vital os recursos culturais do território rural, que leva a viagens ao universo ambiental, artístico, histórico e vivencial, como a roda de viola ou as cavalhadas e que também permite a integração com o cotidiano da roça, e a lida do campo. E com princípios fundamentais que regem o segmento, sendo a valorização territorial, a preservação das raízes rurais, a autenticidade do produto, a harmonia e sustentabilidade ambiental e a identidade e o envolvimento da comunidade local.

Atualmente a realidade do negócio Turismo Rural no Brasil nos aponta que este segmento funciona como um dínamo na regionalização do turismo, uma vez que além de dar destaque aos valores rurais, diversifica a economia regional, pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios; diversifica a oferta turística; gera novas oportunidades de trabalho e agrega valor ao produto primário por meio da verticalização da produção.

Percebe-se também a eficiência com que o Turismo Rural Brasileiro vem contribuindo para o alargamento das fronteiras turísticas e a conseqüente interligação com os segmentos já existente, surgindo como elemento unificador e destes novos caminhos, rotas e atrativos trabalhados atualmente no país.

Diante de um universo de mais de mil empreendimentos que oferecem Turismo Rural hoje no Brasil, em pelo menos 16 dos Estados da Federação, é preciso que se estimule este segmento através de mecanismos eficazes de desenvolvimento, promoção e comercialização desses produtos turísticos.

A ABRATURR NACIONAL – Associação Brasileira de Turismo Rural, forjada neste cenário promove no Brasil o CINTURR – Congresso Intercontinental de Turismo Rural – Encontro entre a Associação Brasileira de Turismo Rural e as Associações Europeias de Turismo Rural, com o apoio do IDESTUR – Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Associado da Entidade e captador do Evento), da PRIVETUR – Associação Portuguesa de Turismo Rural e da EUROGÎTES – Federação Europeia de Turismo Rural e Aldeia.

O Congresso acontece na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil – sede atual da ABRATURR NACIONAL- no período de 24 a 27 de março de 2014, abordando a temática Turismo Rural do Brasil e da Europa – Cenários, Desafios e Soluções, tendo como foco principal grandes pequenos e micro empresários, instituições e entidades do turismo, profissionais e estudantes ligados a este setor. Para esta realização o espaço escolhido foi o Auditório do Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Um equipamento recém-inaugurado, altamente qualificado para receber um evento deste porte, com capacidade para 500 (quinhentos) participantes sentados, climatizado, equipado com uma moderna estrutura audiovisual, oferece a comodidade de restaurante no local e está situado numa ótima localização na cidade, proporcionando excelentes condições de acessibilidade aos participantes.

A programação do evento, cuidadosamente elaborada, é a grande propulsora para atrair cerca de 500 (quinhentos) inscritos nas atividades técnicas do Congresso, contará com painéis apresentados em auditório, visitas a empreendimentos de turismo rural, bem como, um espaço no formato de lounge com exposições do turismo rural das macrorregiões brasileiras, além da participação de operadoras de turismo para oportunizar a geração de negócios. Destacam-se as premiações para os profissionais e entidades que contribuíram para o Turismo Rural no Brasil e um projeto de cooperação técnica ABRATURR NACIONAL e PRIVETUR. Também haverá uma programação especial com visita técnica aos empreendimentos associados da ACETER, entidade do Ceará associada à ABRATURR NACIONAL.

O EVENTO

Este evento nasceu de um encontro durante a BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa em 2011 entre o Governo Brasileiro, na ocasião representado pela EMBRATUR na pessoa do Sr. Marcos Lomanto; o Governo de Portugal, ali representando pelo Turismo de Portugal nas pessoas da então Ministra de Estado do Turismo e o Sr. João Portugal, a EUROGÎTES representado pelo Sr. Klaus, Diretor Técnico da entidade; a PRIVETUR, ali representada pela sua Presidente Maria Celina IDESTUR, ali representado por sua Presidente Andréia Roque, e que na oportunidade apresentou ABRATURR NACIONAL – Associação Brasileira de Turismo Rural, que tem como dirigente o Sr. Francisco Garcez, mas na ocasião representado pelos seus Associados (ABRATURR-SP, RURALTUR- DF, AGOTUR-GO e ABATUR-BA).

Posteriormente a este momento teve o aceite e a aprovação de Entidades Nacionais e Internacionais voltadas ao associativismo e ao desenvolvimento da atividade de turismo rural, bem como, o convite para participação de outras Associações de Turismo Rural Nacionais e Internacionais e os Institutos de Desenvolvimento, como o IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, representado em mais de 15 países das Américas, como o Instituto Desarrollo del Turismo Rural Santa Fe(ADETUR), Institute for Integrated Rural Tourism em Vermont e o Instituto Fórum Natura.

Este encontro versou em uma proposta de desenvolvimento mundial do turismo de uma forma em geral, trazendo Portugal e Brasil como aqueles países afins, que juntos estabelecerão ações fundamentais seguindo o novo paradigma “pensar global, agir global”, preservando e protegendo as identidades, as raízes, as culturas e tradições de todos e cada um, os usos e costumes, religiões, raças, credos, bem como, a biodiversidade e a paisagem, respeitando em cada momento o espírito do lugar e partilhando o seu usufruto com os turistas que em todo o mundo procuram novas experiências.

É à luz desta realidade incontestada que urge provocar movimentos agregadores que polarizem os interesses legítimos de todas as partes, construindo uma casa comum que seja de todos, que ajude no que é comum, que promova, defenda e represente o que é universal, que respeite e faça respeitar a identidade de cada lugar.


Sendo assim é fundamental agregar distintas realidades, e entidades ( associativas, públicas e instituições de desenvolvimento) que contribuirão com o melhor dos seus esforços para um relacionamento mais estreito entre todos os que se dedicam, apóiam e acarinham o Turismo Rural e encontram nesta atividade uma forma de desenvolvimento sustentável, um benefício econômico para cada uma das regiões ou lugares em que ele se insere e um fator de preservação de identidade cultural, da biodiversidade e criação de laços de cidadania cada vez mais estreitos entre os povos.

Brasil e Portugal, da Europa de uma forma em Geral, das Comunidade de Países de Língua Portuguesa, aqui considerando os países da África que já despontam para a atividade e dos países americanos Latinos, Centrais e Norte Americanos, ou de todos os países e lugares da Terra como fator de progresso e bem estar.

O evento tem como objetivo focar um futuro proximo o fortalecimento e fomento de uma Entidade Mundial de Turismo Rural, aberta a todos os países e organizações, públicas ou privadas que, nos termos dos Estatutos, se dediquem direta ou indiretamente ao Turismo Rural, Desenvolvimento Rural, Biodiversidade, preservação do Ambiente e da Paisagem ou que tenham para com o setor uma responsabilidade especial que os creditem como membros da organização para promoção das práticas ativas de cooperação na divulgação e captação de representantes de todos os continentes e tomam nas suas mãos a responsabilidade de levar a cabo as tarefas necessárias ao fortalecimento da atividade.

TEMA CENTRAL

Turismo Rural: Cenários, Desafios e Soluções.

OBJETIVO GERAL
Promover uma reflexão sobre o Turismo Rural, por meio da exposição de Cenários, Desafios e
Soluções, oportunizando conhecimento de modelos de atuação para desenvolver o segmento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer os cenários em que se encontra o turismo rural na Europa e no Brasil;
• Fortalecer o Brasil como um destino competitivo do segmento do turismo rural;
• Conhecer os principais desafios do turismo rural na Europa e no Brasil;
• Compartilhar experiências exitosas de desenvolvimento sustentável do turismo rural;
• Conhecer as soluções dadas a frente dos desafios do turismo rural na Europa e no Brasil;
• Promover a capacitação empresarial e incentivar à qualificação;
• Sensibilizar gestores públicos sobre a importância do turismo rural;
• Assinar um Termo de Cooperação Técnica entre a ABRATURR NACIONAL e a PRIVETUR.

RESULTADOS ESPERADOS

• Conhecimento de estratégias e ações realizadas na Europa quanto ao segmento
do Turismo Rural;

• Troca de Experiências entre Entidade e Empresários do Setor;

• Fortalecimento da ABRATURR NACIONAL como promotora de Eventos do setor;

• Fortalecimento do Brasil e do Ceará como um receptor de grandes eventos;

• Engajamento das comunidades rurais com a atividade turística;

• Implantação do conhecimento adquirido no Evento por cada participante;

• Acesso a novos mercados pelas empresas participantes;

• Implantação de estratégias vistas nas apresentações dos painéis;

• Promoção do Turismo Rural Brasileiro;

• Fortalecimento dos negócios de turismo Rural do Ceará;

• Realização de novos negócios e fechamento de novas parcerias para os

empreendimentos rurais;

• Aumento no fluxo turístico nos empreendimentos de turismo rural;

• Uma visão positiva do segmento do turismo rural pelos meios de comunicação;

• Difusão internacional das conclusões mais importantes alcançadas neste Evento.

Formato do Evento
Credenciamento
Solenidade de Abertura;
Mesas Redondas sobre Turismo Rural e suas Associações;
Debates;
Rodada de ideias;
Visita técnica aos empreendimentos associados da ACETER;
Premiações para os profissionais e entidades que contribuíram para o Turismo Rural no Brasil;
Projeto de cooperação técnica ABRATURR NACIONAL e PRIVETUR.


PÚBLICO-ALVO
A ABRATURR NACIONAL e seus ASSOCIADOS;
A PRIVETUR e seus ASSOCIADOS;
A EUROGÎTES;
Instituições públicas federais, regionais e estaduais com atividades e competências diretas com o turismo rural;
Associações de Turismo Rural;
Comunidades Rurais, Sindicatos Rurais, Empreendimentos Rurais, Restaurantes Rurais, Hospedagem Familiar Rural, Circuitos Rurais, Roteiros Rurais, Agroturismo, Agroindústrias artesanais, Bases de resgate histórico e cultural, Bases de visitação científica, fazendas e sítios de Produção, Cavalgadas e lidas rurais, Pontos e centros de acolhimento rural, entre outras;
Universidades/Escolas/Cursos de turismo rural, Federais, Estaduais, públicas e privadas;
Mídias: impressa, eletrônica e televisiva geral e especializada da atividade do turismo rural;
Operadoras e Agências do turismo rural e outros segmentos afins (ecoturismo, aventura);
Organizações do terceiro setor, com finalidades e objetivos voltados ao turismo rural;
Empresas e Profissionais de assessoria e de consultoria das atividades relacionadas ao turismo.

PARCEIROS

Ministério do Turismo – MTur
Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA
Ministério da Cultura – MinC
Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura – IICA
Banco do Nordeste do Brasil – BNB
Governo do Estado do Ceará
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Secretaria do Turismo do Ceará – SETUR
Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará- SDA
Federação da Agricultura do Ceará – FAEC
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR
Prefeitura Municipal de Fortaleza
Secretaria de Turismo de Fortaleza – SETFOR
SEBRAE-CE
SENAC-CE
Empresas Privadas
Associados da ABRATURR NACIONAL

No Ceará tem disso sim…

Praias, sertões, serras e cidades históricas se mesclam, fazendo do Ceará uma das mais belas paisagens do Brasil. Mas não é só o cenário que encanta. A hospitalidade do povo, a culinária especial e a cultura rica e original fazem do Estado um destino turístico irresistível.

   
Fortaleza, a capital do Estado do Ceará, terra de gente acolhedora, litoral belo e extenso, está hoje consolidada como cidade preparada para o turismo de negócios e eventos. A quinta cidade mais populosa do Brasil, conforme censo IBGE/2010 conta com 2.315.116 habitantes, não para e ocupa hoje o patamar da 4ª capital/destino turístico mais visitado.

O céu aberto, o abraço forte e o balanço leve das palhas do coqueiro fazem a recepção: seja bem-vindo à terra da alegria. Em Fortaleza, a felicidade está estampada nas praias, ruas e nos sorrisos das pessoas. A capital tem brisa suave, mar de águas limpas, e a média de 27ºC de temperatura garante diversão de segunda a segunda. No litoral Oeste, o visitante se depara com o esplendor de Jericoacoara, uma das praias mais bonitas do mundo. E no litoral Leste, a lendária praia de Canoa Quebrada surpreende por sua magnitude. No sul do Estado, a paisagem se transforma.

O Ceará rural proporciona um belo acordar com o canto dos pássaros respirando o ar puro, a delícia de beber leite logo após a ordenha, oportuniza o cavalgar por cenários incríveis, o passeio de charrete, o banho de açude, a prática da pescaria com sustentabilidade, tudo isso numa ambiência de muito charme e plena harmonia com a natureza.




Prezado (a) Congressista, A Casablanca Turismo é a agência oficial Conferência Intercontinental de Turismo Rural e oferece as melhores condições […]



PRIVETUR – Associação Portuguesa de Turismo no Espaço Rural, criada em 1988, é uma associação de âmbito nacional sem fins […]



Buscando dar maior destaque ao CINTURR e direcionar as atenções das entidades que compõem o segmento do turismo rural no […]






Nenhum comentário:

Postar um comentário