De Brasília - Vinícius Tavares
Foto: Reprodução
Frota de ônibus de algumas cidades já adotou biodiesel
A elevação do percentual de biodiesel para 6% e depois parta 7%, conforme consta da Medida Provisória editada nesta quarta-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff, causará impactos na agricultura familiar, na agroindústria e ao meio ambiente.
A avaliação é do senador Cidinho Santos (PR-MT), que comemorou a retomada do o Plano Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB), implantado durante o governo do ex-presidente Lula com o objetivo de construir usinas em todo o Brasil.
Leia também
“Estas empresas que fornecerem a matéria prima têm o selo social e parte desta produção tem o selo da agricultura familiar. Também será importante para as indústrias de óleo, que terão mais condições de colocar a venda o seu produto, uma vez que as usinas de biodiesel estarão recebendo mais óleo para processar.
Segundo Cidinho, a mistura permitirá o uso de um combustível menos poluente para veículos pesados como ônibus e caminhões. “E será mais importante para o planeta. Como o biodiesel não é poluente haverá redução na emissão de gás carbônico na atmosfera”, acrescentou.
Conforme a medida provisória, num primeiro momento o aumento da mistura será de 6% até o dia primeiro de julho e chegará até 7% no dia primeiro de novembro.
Durante a solenidade no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara Setorial do Biodiesel, Odacir Klein, enalteceu o biodiesel brasileiro e afirmou que a credibilidade e respeitabilidade do produto são resultado do trabalho feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Além disso, Klein também mencionou que o biodiesel é um "combustível renovável que diminui o efeito estufa". Segundo o presidente da Câmara Setorial, a cada 1% de biodiesel adicionado ao combustível convencional, é reduzido 0,7% na emissão de gases nocivos.
Ao comentar sobre um possível impacto negativo da medida nos índices de inflação, Dilma foi taxativa ao afirmar que tudo foi planejado e que não há risco desse tipo de acontecimento.
“Nós não podemos, de maneira alguma, desconhecer que cada vez que a gente introduz combustível na matriz, temos de avaliar o efeito sobre os preços, inflação, porque senão seríamos inconsequentes”, disse.
O programado do biodiesel pretendia aumentar anualmente esta mistura até chegar em 2015 no B10. Questões econômicas como aumento da inflação e questões cambiais fizeram com que o governo adiasse o aumento da mistura.
Segundo levantanento feito pelo senador Cidinho, em Mato Grosso há 19 usinas construídas, com uma capacidade ociosa de 63%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário