Intenção é ofertar possibilidades de acomodação para os turistas que vierem a Cuiabá prestigiar os jogos da Copa
O governo de Mato Grosso lançou nesta quarta-feira (15.05) o endereço virtual do Cama e Café, um dos principais programas de acomodação alternativa voltado aos turistas que vierem a Cuiabá prestigiar os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Idealizado como alternativa para ampliar a oferta de leitos na cidade, o Cama e Café desponta como uma adaptação brasileira do sistema "bed and breakfast", em que o visitante se hospeda em residências de moradores locais, com serviços de café da manhã e limpeza.
Na página, o visitante tem acesso às fotos dos anfitriões e residências cadastradas, detalhes de como fazer as reservas, bem como endereços e informações sobre a iniciativa.
Até o momento, o programa conta com 328 casas selecionadas, que totalizam 1.316 leitos. As diárias variam de R$ 100 a R$ 500.
Além do Cama e Café, há um sistema para locação de imóveis para a Copa do Mundo em Cuiabá incentivado pelo governo de Mato Grosso.
Comum em outros países
Em visita a Cuiabá nesta terça-feira (14.05) para participar da discussão sobre os planos operacionais da cidade para o evento, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, elogiou as iniciativas desenvolvidas na capital mato-grossense, contextualizando ainda como a questão da hospedagem foi encarada em outros países que sediaram Copas. Ele citou que na África do Sul, em 2010, os turistas tiveram a opção de se acomodar nas casas dos cidadãos e na Alemanha, em 2006, alguns visitantes chegaram a dormir em veículos, devido a dificuldades em encontrar abrigo.
"Não estamos pedindo para dormirem em carros. O Estado está se antecipando a um problema que pode acontecer e oferta algo além do esperado pelo próprio torcedor, como uma alternativa de acomodação para melhor receber os turistas", pontuou Fernandes.
Somando as vagas em hotéis, hostels e acomodações alternativas, a oferta de leitos em Cuiabá chega a 30.800. A expectativa é de aumentar esse número em mais 10 mil, incluindo vagas em campings, chácaras e clubes nas proximidades de Cuiabá.
Por volta de 40 mil turistas estrangeiros devem passar pela cidade em junho, de acordo com estimativas da prefeitura e do Ministério do Turismo. Levando em conta também os brasileiros que vão circular pela cidade, serão 172 mil, segundo informações do Ministério do Turismo.
Helson França, do Portal da Copa em Cuiabá (MT)
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em entrevista, embaixador Patrick Lawless mostra a simpatia dos seus conterrâneos pelo Brasil e sua relação com o futebol
Projeto Caminho do Gol, da prefeitura de Porto Alegre, terá atrações culturais e serviços em uma rota do centro até as imediações do estádio
Chefe da pasta do Esporte apresentou no Congresso, na manhã desta quinta-feira (15.05), as prioridades do ministério para 2014
Elas envolvem desde geradores de energia elétrica e estrutura de telecomunicações até os centros de mídia e de voluntários
Nenhum comentário:
Postar um comentário