Em visita a sede da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), na tarde da última quinta-feira, (15), em Brasília, o diretor geral de Agricultura do México, Jorge Galo Medina Torre, disse que admira o trabalho exercido pela extensão rural do Brasil. O objetivo do encontro foi conhecer a estrutura da extensão rural brasileira.
No mês de fevereiro, deste ano, representantes da agricultura brasileira foram ao México e realizaram o convite para uma visita ao Brasil, como forma de estreitar os lações entre os países. De acordo com o Jorge Galo, o país mexicano precisa de uma entidade tão representativa como a Asbraer. “Precisamos de uma Associação no México, pela importante força exercida pela entidade em beneficio da extensão rural brasileira. Seria importante para o México uma parceria de sucesso", afirmou.
Participaram do encontro o diretor executivo da Asbraer, Hector Carlos Barreto, que representou o presidente José Ricardo Roseno, além do representante da embaixada do México no Brasil, Julio Cezar Martinez, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento, Christian Fischer.
O diretor da Asbraer destacou, também, o interesse mexicano na realização de intercâmbio de extensionistas brasileiros. “O diretor Jorge Galo está interessado em desenvolver um acordo com o objetivo de realizar o intercambio de extensionistas e técnicos do Brasil, no intuito de promover trabalhos nas áreas tropicais” disse.
Ainda de Acordo com Hector, é gratificante o interesse de outros países na experiência brasileira em extensão rural brasileira. "A extensão vai além da assistência técnica agrícola. Nossos técnicos estão preparados para fazer todo um perfil do agricultor rural, que vai desde a educação das crianças até o cuidado com a saúde do trabalhador. E isso vem chamando a atenção dos países vizinhos" , afirma.
Está sendo negociada com a embaixada do México a realização de um evento para apresentar toda a estrutura referente ao trabalho desenvolvido pelo Brasil no serviço de assistência técnica e extensão rural. “Será uma boa oportunidade de apresentar um amplo panorama politico de países com experiências bem sucedidas na área de agricultura", conclui o diretor da Asbraer.
Missão: No próximo dia 20 de maio, um grupo ligado a agricultura do Brasil realizam intercâmbio técnico no Chile, em conjunto com a Food and Agriculture Organization (FAO). O objetivo é conhecer programas bem sucedidos na área de piscicultura chilena.
Fonte:Assessoria de Comunicação da Asbraer
Nenhum comentário:
Postar um comentário