Balanço parcial do Banco Central revela aumento na despesa de estrangeiros e redução nos gastos do brasileiro fora do país nos 18 primeiros dias de junho
A Copa do mundo já causa impacto positivo no resultado das contas de viagens do Brasil. Um levantamento do Banco Central revela que nos 18 primeiros dias de junho os estrangeiros deixaram US$ 365 milhões no país. O montante é 24% superior ao mesmo período do ano anterior. O estudo revela ainda que as despesas de brasileiros no exterior (US$ 1,1 bilhão), até 18 de junho, caíram em 11% em relação a 2013. A informação foi divulgada pelo chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o impacto do Mundial na conta de viagens é representativo e, a longo prazo, os benefícios serão potencializados. “A projeção da imagem dos destinos nacionais com a superexposição proporcionada pelo evento de maior audiência no mundo é o principal ganho que teremos. O mundo passou a enxergar o Brasil e perceberam que a experiência de turismo no nosso país é extremamente positiva”, comentou Vinicius Lages. Cerca de 3,6 bilhões de pessoas devem assistir à Copa do Mundo em algum momento ao longo dos 30 dias da competição.
De acordo com informações da autoridade monetária, o cartão de crédito representa a principal forma de gasto dos estrangeiros e, consequentemente, o montante tende a aumentar também em julho, quando as despesas serão pagas pelos consumidores e ingressarão nas estatísticas oficiais.
Ouça aqui comentário do ministro Vinicius Lages sobre benefícios da exposição do Brasil com a Copa.
Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064 e (61) 8139-6223
e-mail: imprensa@turismo.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário