Vai começar o que todos os envolvidos esperam que seja o maior Festival de Cururu e Siriri. A 12° edição do eve, que este ano ocorre em junho, entre os dias 12 e 19, dentro da programação feita para Copa do Mundo FIFA em Cuiabá.
Vai começar o que todos os envolvidos esperam que seja o maior Festival de Cururu e Siriri. A 12° edição do eve, que este ano ocorre em junho, entre os dias 12 e 19, dentro da programação feita para Copa do Mundo FIFA em Cuiabá. A abertura ocorre no dia da abertura da Copa do Mundo 2014, na Arena Cultural, às 22h, e fará uma homenagem à Seleção Brasileira.
O lançamento oficial foi realizado na noite de sexta-feira (06), no Centro Cultural da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, e contou com muita alegria, fé e dança.
“Estamos pedindo benção à nossa comunidade e para o rio Cuiabá para que possamos mostrar essa cultura que e feita de fé e muita tradição”, disse a presidente da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola.
O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou o trabalho e empenho dos cururueiros e siririeiros em cultivar as tradições. “Vocês são guerreiros da nossa cultura, a luta de todos os envolvidos nesse evento nos ensina o que é ter amor por uma tradição. Esse deve ser o maior Festival de todos os tempos, com lindas apresentações do que talvez seja a nossa maior cultura de raiz”, disse ele.
No total três mil pessoas vão participar das apresentações no Festival de Cururu e Siriri, divididos em 13 grupos adultos, quatro especiais, cinco infantis e mais quatro grupos de Cururu. Os grupos são de Cuiabá, Barra do Bugres, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.
A expectativa de público, segundo o secretário municipal de Cultura, é de 8 a 10 mil pessoas. Ele frisa que a Arena Cultural será um espaço com programação especialmente preparada para a sociedade cuiabana e também par aos turistas.
“Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a nossa cultura e provar a nossa gastronomia. Nosso coração bate mais forte porque estamos conseguindo romper barreiras por meio das nossas tradições”, também Terezinha Quilombola.
A realização da 12° do Festival de Cururu e Siriri é uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri e Secretaria do Estado de Cultura.
A cerimônia de lançamento foi prestigiada por toda comunidade São Gonçalo Beira Rio, representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Após o encerramento foi servido comida típica cuiabana: Maria Isabel, feijão empamonado e farofa de banana.
- See more at: http://www.24horasnews.com.br/entretenimento/ver/festival-de-cururu-e-siriri-fara-homenagem-a-selecao-brasileira#sthash.UdoAQD3o.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário