17 de junho de 2014

Livro registra quase duas décadas do Pantanal mato-grossense

CAROLINE LANHI
Redação/Secom-MT

Mike Bueno

Jornalista Mike Bueno no Pantanal

Ao longo de 18 anos, Mike Bueno se dedicou a fotografar o Pantanal mato-grossense e as transformações desse bioma. Registrou cenas únicas, condições climáticas extremas e a luta pela sobrevivência na seca e na cheia. Com um acervo de 250 mil fotos sobre o assunto, decidiu materializar o sonho de publicar o livro “Pantanal: Selvagem – Wild – Salvaje” e montar uma exposição.

A data não foi coincidência e sim estratégia. Por se tratar de um conjunto de fotos que mostra o Pantanal ao longo de quase duas décadas, Bueno defende que o melhor momento para lançar um material aprofundado como este é agora, na Copa do Mundo. “Uma época importante para mostrar o que o Pantanal tem, para que as pessoas voltem e indiquem este lugar” – assim como fez o fotógrafo há quase 20 anos, quando deixou a cidade de Monte Belo, em Minas Gerais, para viver mais próximo ao bioma que o encantou.

“Mike é um apaixonado pelo Pantanal. Daqueles que mesmo atolado na lama, devorado por mosquitos, deixa escapar um sorriso de menino por trás de sua câmara”, diz um trecho da apresentação do livro escrita por Lawrence Wahba, um dos principais documentaristas de natureza do país. Desde a adolescência Mike se sentia atraído por imagens, tanto que depois de formar em odontologia se especializou em radiologia. Mas a paixão pela natureza tratou de aproximá-lo da arte de fotografar e hoje concilia as duas profissões.

Mike Bueno
"Dormitório de pássaros na Baia Sinhá Mariana" está no livro

Antes de se embrenhar pela maior planície alagável do Mundo, Mike e seus equipamentos já haviam registrado a natureza pela Patagônia, no Deserto de Atacama, nos Estado Unidos, Canadá, pelo Velho Continente e até no Japão. Mas nenhum desses locais o conquistou tanto como o Pantanal mato-grossense. “Poderia ficar a vida toda fotografando este lugar sem ter repetição”, afirma.

Em mais de 130 viagens pelo Pantanal Mike Bueno registrou as diferentes fases vividas pela flora e fauna pantaneira, inclusive as maiores inundações e as piores secas. “Pegamos uma seca extrema [em 2010], a maior dos últimos 50 anos. Vimos jacaré matando jacaré para sobreviver”. Outra cena marcante registrada pelo fotógrafo é a de jacarés cobertos por uma lama seca para suportar o calor seco excessivo – trata-se do processo de estivação, período de dormência pelo qual passam determinadas espécies para sobreviverem a adversidades ambientais.

A foto escolhida para ser a capa da obra é umas das mais especiais para Bueno. O fotógrafo conseguiu registrar um ataque de uma onça pintada em um rio. “As capivaras fugiram ao nosso encontro e a onça veio correndo na mesma direção. Eu fui fotografando a onça, não sabia se parava de fotografar. A cena foi perfeita”, relembra. Esses muitos outros registros estão no livro de 352 páginas, editado pela Entrelinhas em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Livro: "Pantanal: Selvagem – Wild – Salvaje" 
Editora: Entrelinhas 
Formato: 25,5 x 31,8 cm 
352 páginas em policromia sobre papel couche 
Encadernação em capa dura com sobrecapa 
Valor do investimento: R$ 220,00 
Entrelinhas: (65) 3624-5294/ 8711 
Venda: Livrarias Janina ou pelo site da editora 

Colhereiro
Capa do Livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário