Mundial provocou um aumento de 23,5% no fluxo de passageiros que desembarcaram na Capital durante o mesmo período em 2013
Ao longo do período de Copa do Mundo foram registrados 3.466 voos no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande
GUSTAVO NASCIMENTO
Da Reportagem
Mais de 350 mil pessoas desembarcaram em Cuiabá durante a Copa do Mundo de Futebol realizada entre os meses de junho e julho. O número representa um aumento de 23,5% - ou 82,4 mil pessoas a mais do que o mesmo período de 2013.
De acordo com dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC), 350.682 pessoas desembarcaram na Capital durante a Copa. Segundo a Secretaria, o número foi considerado muito alto, já que ultrapassou os tradicionais períodos do Carnaval e Ano-Novo, quando o aumento é de aproximadamente 15%.
Ao longo do período o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, recebeu 3.466 aeronaves. O dia 13 de junho, data da partida entre Chile e Austrália, na Arena Pantanal, foi quando o Aeroporto recebeu mais aviões: 146 no total. Uma média de seis por hora ou uma a cada 10 minutos. Por volta de 12 mil passageiros desembarcaram neste dia.
Porém, o dia 24 de junho, última partida na Arena Pantanal entre Japão e Colômbia, foi o que mais movimentou passageiros. No total, 14.834 pessoas utilizaram o local, entre embarques e desembarques.
Segundo a SAC, o índice médio de atrasos maiores de 30 minutos de Cuiabá foi de 7% dos voos, menor que a média nacional no período, que foi de 8,75%, e dentro do padrão internacional, que é de 15%. Apenas 3,34% das partidas foram canceladas.
De acordo com a Infraero, o Aeroporto Marechal Rondon não foi concluído a tempo do Mundial, contudo recebeu algumas reformas modificações temporárias para atender a demanda dos passageiros. A ampliação da praça de alimentação não foi concluída, e o preço e a qualidade da alimentação foram um dos pontos mais reclamados do local. Por conta disso, foi realizado um contrato comercial com vendedores ambulantes de lanches.
Entre os dias 10 de junho e 13 de julho, 16,74 milhões de passageiros circularam pelos 21 principais aeroportos do país, um aumento de 11,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Ao todo 139.492 aeronaves pousaram no país. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foi o que mais recebeu voos: 26.176 com aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.
A Copa foi responsável pela quebra de recordes de voos no país. No dia 3 de julho, 548 mil passageiros voaram pelo Brasil, o recorde anterior era de 533 mil. No Carnaval, por volta de 467 mil pessoas utilizaram o serviço enquanto no final do ano foram 420 mil.
Segundo o Ministério do Turismo, entre 1º de junho a 1º de julho, cerca de 490 mil estrangeiros desembarcaram de voos internacionais no Brasil. Os aeroportos de Guarulhos e Galeão, no Rio de Janeiro, receberam nesse período, 274 mil passageiros e 137 mil passageiros estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário