Da Redação - Isabela Mercuri
Foto: Reprodução / Secom MT
O grupo de Siriri Flor Ribeirida, da comunidade São Gonçalo Beira Rio acaba de voltar da França, onde participou do Festival Mundial de Folclore nas cidades de Etain, Chambery, Kaysersberg e Ambert.
Na cidade de Ambert, o grupo apresentou-se com vários ritmos, e mostrou a beleza do Siriri Mato-Grossense. A dirigente do grupo, Domingos Leonor, contou que a viagem proporcionou o encontro do Flor Ribeirinha com grupos de folclore de diversos países. Além disso, explicou que o grupo de Mato Grosso foi recebido muito bem pelo público de todas as cidades que passou, e muito aplaudido também. A imprensa local falou sobre a cultura popular retratada pelo siriri, com ritmo contagiante e roupas coloridas.
O Flor Ribeirinha recebeu várias homenagens dos organizadores do Festival Mundial de Folclore. Além disso, ganhou medalhas de honra ao mérito em Chambery e condecorações em outras cidades. O grupo deixou de presente às autoridades francesas algumas violas de cocho.
Para o dançarino Jeferson Guimarães, o que mais marcou na turnê foi a receptividade do povo francês. Ele contou que um dos coordenadores do Festival Mundial se surpreendeu com a apresentação do Flor Ribeirinha “Ele disse que o Brasil tem como símbolo o futebol e o carnaval, e mostrou muito mais que isso, uma cultura genuína, dinâmica e de grande expressão”.
O grupo Flor Ribeirinha foi para a França a convite da Federação Brasileira de Artes Populares, para representar o Brasil, ao lado de outras delegações da Europa, Ásia e África, sendo o grupo mato-grossense o único representante do continente americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário